O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1163 |
Resumo: | Os debates sobre linguagem, no âmbito acadêmico, suscitam reflexões acerca das práticas de ensino de língua portuguesa na escola, principalmente no que se refere à relação do que se ensina com o que se utiliza no meio social. Considerando o ensino de língua portuguesa no âmbito prisional, essas reflexões são ainda mais significativas, já que a educação geralmente ocupa um lugar pouco privilegiado entre as atividades propostas para a ressocialização. Nessa perspectiva, questiona-se: as práticas educativas têm atendido às necessidades dos educandos privados de liberdade? Será que encarcerado percebe o uso da linguagem como prática de liberdade nas aulas de língua portuguesa? Nesse sentido, o artigo tem por finalidade discutir a importância do ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas prisões. Fundamentado nas ideias de educação libertadora de Paulo Freire e na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, este estudo apresenta um panorama sobre a educação nas prisões no Brasil, uma reflexão sobre o uso da linguagem como prática libertadora, alguns aspectos sobre os estudos bakhtinianos e também a relação entre gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa. Através deste, espera-se estar contribuindo para o aprimoramento do ensino de língua portuguesa na EJA prisional, demonstrando a relevância do trabalho com gêneros discursivos para o uso da linguagem como prática libertadora |
id |
CLAEC-1_13039882157a31af2921f11b901a5667 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1163 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA PrisionalEducação libertadoraEJA prisionalEnsino de Língua PortuguesaTeoria DialógicaOs debates sobre linguagem, no âmbito acadêmico, suscitam reflexões acerca das práticas de ensino de língua portuguesa na escola, principalmente no que se refere à relação do que se ensina com o que se utiliza no meio social. Considerando o ensino de língua portuguesa no âmbito prisional, essas reflexões são ainda mais significativas, já que a educação geralmente ocupa um lugar pouco privilegiado entre as atividades propostas para a ressocialização. Nessa perspectiva, questiona-se: as práticas educativas têm atendido às necessidades dos educandos privados de liberdade? Será que encarcerado percebe o uso da linguagem como prática de liberdade nas aulas de língua portuguesa? Nesse sentido, o artigo tem por finalidade discutir a importância do ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas prisões. Fundamentado nas ideias de educação libertadora de Paulo Freire e na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, este estudo apresenta um panorama sobre a educação nas prisões no Brasil, uma reflexão sobre o uso da linguagem como prática libertadora, alguns aspectos sobre os estudos bakhtinianos e também a relação entre gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa. Através deste, espera-se estar contribuindo para o aprimoramento do ensino de língua portuguesa na EJA prisional, demonstrando a relevância do trabalho com gêneros discursivos para o uso da linguagem como prática libertadoraEditora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/116310.23899/relacult.v5i4.1163RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1163/815Copyright (c) 2019 Renata Faria Amaro S. da Rosa, Renata Faria Amaro da silva da Rosa, Renata Faria Amaro da Silva da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria Amaro S. da Rosa, Renatada Rosa, Renata Faria Amaro da silvada Rosa, Renata Faria Amaro da Silva2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1163Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
title |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
spellingShingle |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional Faria Amaro S. da Rosa, Renata Educação libertadora EJA prisional Ensino de Língua Portuguesa Teoria Dialógica |
title_short |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
title_full |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
title_fullStr |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
title_full_unstemmed |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
title_sort |
O Uso da Linguagem como Prática de Liberdade: uma Proposta Dialógica de Ensino de Língua Portuguesa na EJA Prisional |
author |
Faria Amaro S. da Rosa, Renata |
author_facet |
Faria Amaro S. da Rosa, Renata da Rosa, Renata Faria Amaro da silva da Rosa, Renata Faria Amaro da Silva |
author_role |
author |
author2 |
da Rosa, Renata Faria Amaro da silva da Rosa, Renata Faria Amaro da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria Amaro S. da Rosa, Renata da Rosa, Renata Faria Amaro da silva da Rosa, Renata Faria Amaro da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação libertadora EJA prisional Ensino de Língua Portuguesa Teoria Dialógica |
topic |
Educação libertadora EJA prisional Ensino de Língua Portuguesa Teoria Dialógica |
description |
Os debates sobre linguagem, no âmbito acadêmico, suscitam reflexões acerca das práticas de ensino de língua portuguesa na escola, principalmente no que se refere à relação do que se ensina com o que se utiliza no meio social. Considerando o ensino de língua portuguesa no âmbito prisional, essas reflexões são ainda mais significativas, já que a educação geralmente ocupa um lugar pouco privilegiado entre as atividades propostas para a ressocialização. Nessa perspectiva, questiona-se: as práticas educativas têm atendido às necessidades dos educandos privados de liberdade? Será que encarcerado percebe o uso da linguagem como prática de liberdade nas aulas de língua portuguesa? Nesse sentido, o artigo tem por finalidade discutir a importância do ensino de língua portuguesa na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas prisões. Fundamentado nas ideias de educação libertadora de Paulo Freire e na teoria dialógica de Mikhail Bakhtin, este estudo apresenta um panorama sobre a educação nas prisões no Brasil, uma reflexão sobre o uso da linguagem como prática libertadora, alguns aspectos sobre os estudos bakhtinianos e também a relação entre gêneros discursivos e ensino de língua portuguesa. Através deste, espera-se estar contribuindo para o aprimoramento do ensino de língua portuguesa na EJA prisional, demonstrando a relevância do trabalho com gêneros discursivos para o uso da linguagem como prática libertadora |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1163 10.23899/relacult.v5i4.1163 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1163 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1163/815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490521976832 |