A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Silveira, Carlos José
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Faria, Simone Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018
Resumo:  O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.
id CLAEC-1_17371cdb5cc93be1c4f67274b4a7963b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1018
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos JuniorEducação AmbientalPlano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaBorges Silveira, Carlos JoséFaria, Simone Gomes2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101810.23899/relacult.v4i0.1018RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018/576Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Fariahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:08:27Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1018Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:05.158RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
title A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
spellingShingle A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
Borges Silveira, Carlos José
Educação Ambiental
Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais
title_short A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
title_full A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
title_fullStr A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
title_full_unstemmed A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
title_sort A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
author Borges Silveira, Carlos José
author_facet Borges Silveira, Carlos José
Faria, Simone Gomes
author_role author
author2 Faria, Simone Gomes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges Silveira, Carlos José
Faria, Simone Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais
topic Educação Ambiental
Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais
dc.description.none.fl_txt_mv  O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.
description  O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018
10.23899/relacult.v4i0.1018
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i0.1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018/576
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Faria
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Faria
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA
2525-7870
10.23899/relacult.v4i0
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104036200448