A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018 |
Resumo: | O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão. |
id |
CLAEC-1_17371cdb5cc93be1c4f67274b4a7963b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1018 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos JuniorEducação AmbientalPlano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaBorges Silveira, Carlos JoséFaria, Simone Gomes2018-11-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/101810.23899/relacult.v4i0.1018RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018/576Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Fariahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:08:27Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1018Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:05.158RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
title |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
spellingShingle |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior Borges Silveira, Carlos José Educação Ambiental Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais |
title_short |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
title_full |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
title_fullStr |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
title_sort |
A Educação Ambiental: uma discussão reflexiva no Curso Técnico em Meio Ambiente na Escola de Ensino Médio Estadual Lemos Junior |
author |
Borges Silveira, Carlos José |
author_facet |
Borges Silveira, Carlos José Faria, Simone Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Simone Gomes |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Silveira, Carlos José Faria, Simone Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais |
topic |
Educação Ambiental Plano Politico Pedagógico Escolar, Formação de Educadores, Projetos Ambientais |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão. |
description |
O presente artigo apresenta as experiências de educadores que assumem a área do Curso Técnico em Meio Ambiente da Escola Estadual Lemos Junior, do município de Rio Grande. Investigamos que os educadores encontram dificuldades no momento que assumem a disciplina de metodologia de projetos. Essa reflexão foi investigada no ano de 2017. Portanto, iremos analisar o planejamento nos projetos ambientais direcionados pelos educadores relacionando o Plano Político Pedagógico do Curso técnico em Meio Ambiente. Nessa perspectiva, a metodologia aplicada para tais reflexões segue uma estrutura de revisão bibliográfica, na qual se articula em um processo dialógico teórico/prático, tais como: Alcantara (2012), Freire (1997), Reis (2012), Guimarães (2004), Síécola (2012), Kindel (2012), entre outros de diferentes formas irão contribuir para desenvolver essa reflexão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018 10.23899/relacult.v4i0.1018 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.1018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1018/576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Faria http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Carlos José Borges Silveira, Simone Gomes Faria http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - X EDEA 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121104036200448 |