O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Benedito de Jesus Pinheiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Duarte,Newton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400006
Resumo: Este artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia históricocrítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.
id CEDES-1_ee25a4a7c30acd9da414cf95b6be5c4b
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302012000400006
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling O lema aprender a aprender na literatura de informática educativaInformática educativaAprender a aprenderPedagogia histórico-críticaEste artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia históricocrítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400006Educação & Sociedade v.33 n.121 2012reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302012000400006info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Benedito de Jesus PinheiroDuarte,Newtonpor2013-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302012000400006Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2013-02-01T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
title O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
spellingShingle O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
Ferreira,Benedito de Jesus Pinheiro
Informática educativa
Aprender a aprender
Pedagogia histórico-crítica
title_short O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
title_full O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
title_fullStr O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
title_full_unstemmed O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
title_sort O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa
author Ferreira,Benedito de Jesus Pinheiro
author_facet Ferreira,Benedito de Jesus Pinheiro
Duarte,Newton
author_role author
author2 Duarte,Newton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Benedito de Jesus Pinheiro
Duarte,Newton
dc.subject.por.fl_str_mv Informática educativa
Aprender a aprender
Pedagogia histórico-crítica
topic Informática educativa
Aprender a aprender
Pedagogia histórico-crítica
description Este artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia históricocrítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302012000400006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302012000400006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.33 n.121 2012
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122555252277248