A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1361 |
Resumo: | Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo. |
id |
CLAEC-1_1786225b930582e95dc271cc0b2f04bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1361 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de PelotasEducação; Artes;educação; ensino de Arte; artes;Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaCAPESRossi, Flávia Demke2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/136110.23899/relacult.v5i4.1361RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1361/729Direitos autorais 2019 Flávia Demke Rossihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1361Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:25.359RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
title |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
spellingShingle |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas Rossi, Flávia Demke Educação; Artes; educação; ensino de Arte; artes; |
title_short |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
title_full |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
title_fullStr |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
title_full_unstemmed |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
title_sort |
A (Re)existência do Ensino de Arte sob a ótica dos docentes de Pelotas |
author |
Rossi, Flávia Demke |
author_facet |
Rossi, Flávia Demke |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Flávia Demke |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Artes; educação; ensino de Arte; artes; |
topic |
Educação; Artes; educação; ensino de Arte; artes; |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo. |
description |
Esta investigação tem origem na minha pesquisa de mestrado que está em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. A pesquisa integra-se aos estudos sobre a docência e a formação de professores. A temática se configura como: O Ensino de Artes Visuais na contemporaneidade: Desafios, mudanças e perspectivas sob a ótica dos docentes. Busca perspectivas para a problemática de como os professores de Artes Visuais percebem sua profissão quanto aos desafios, dificuldades e mudanças. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utiliza de entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de Arte que atuam no Ensino Fundamental em Pelotas. Pode-se constatar uma preocupação das professoras em reafirmar a importância da Arte na escola e isto se reverbera em diferentes práticas e modos de pensar o ensino. A pesquisa possibilita a construção de ideias para uma educação que valorize os professores e que possa formar pessoas mais humanas, criativas e sensíveis para o mundo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1361 10.23899/relacult.v5i4.1361 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1361 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1361/729 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Flávia Demke Rossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Flávia Demke Rossi http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1674121101686341632 |