A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1715 |
Resumo: | O artigo tem o objetivo de explicitar a importância de um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências nas escolas brasileiras. Conceitualmente, faz-se necessário esclarecer o que é uma pesquisa etnográfica e seus fundamentos, o que indica para o campo teórico da etnografia os conceitos de Clifford Geertz e para a linguagem os conceitos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Em um trabalho de análise mais elaborado com os professores, descrever ou interpretar a linguagem dos livros didáticos é desafiar a ciência “tal qual se faz”, procurando encontrar novas formas de ensinar ciências. |
id |
CLAEC-1_1d936b4a434982a2204f52c03abd5fbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1715 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciênciaslinguagemetnografialivro didáticoO artigo tem o objetivo de explicitar a importância de um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências nas escolas brasileiras. Conceitualmente, faz-se necessário esclarecer o que é uma pesquisa etnográfica e seus fundamentos, o que indica para o campo teórico da etnografia os conceitos de Clifford Geertz e para a linguagem os conceitos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Em um trabalho de análise mais elaborado com os professores, descrever ou interpretar a linguagem dos livros didáticos é desafiar a ciência “tal qual se faz”, procurando encontrar novas formas de ensinar ciências.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/171510.23899/relacult.v6i1.1715RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1715/1227Copyright (c) 2020 Paula Simone Buskoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBusko, Paula Simone2020-10-25T19:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1715Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:59RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
title |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
spellingShingle |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências Busko, Paula Simone linguagem etnografia livro didático |
title_short |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
title_full |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
title_fullStr |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
title_full_unstemmed |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
title_sort |
A linguagem científica na escola – proposições para um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências |
author |
Busko, Paula Simone |
author_facet |
Busko, Paula Simone |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Busko, Paula Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
linguagem etnografia livro didático |
topic |
linguagem etnografia livro didático |
description |
O artigo tem o objetivo de explicitar a importância de um “olhar etnográfico” sobre livros didáticos em ciências nas escolas brasileiras. Conceitualmente, faz-se necessário esclarecer o que é uma pesquisa etnográfica e seus fundamentos, o que indica para o campo teórico da etnografia os conceitos de Clifford Geertz e para a linguagem os conceitos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Em um trabalho de análise mais elaborado com os professores, descrever ou interpretar a linguagem dos livros didáticos é desafiar a ciência “tal qual se faz”, procurando encontrar novas formas de ensinar ciências. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1715 10.23899/relacult.v6i1.1715 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1715 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i1.1715 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1715/1227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paula Simone Busko info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Paula Simone Busko |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020) 2525-7870 10.23899/relacult.v6i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492073869312 |