AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Karen Alves de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Storto, Letícia Jovelina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: E-scrita
Texto Completo: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511
Resumo: O livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais.
id UNIABEU-2_87c4ebaedbfb2fe66cab84e3ccfb681a
oai_identifier_str oai:ojs2.abeu.local:article/2511
network_acronym_str UNIABEU-2
network_name_str E-scrita
repository_id_str
spelling AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAEtudos da LinguagemPalavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.Concepções de linguagemO livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais.UNIABEUAndrade, Karen Alves deStorto, Letícia Jovelina2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 126-1432177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511/pdf_475info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:17:21Zoai:ojs2.abeu.local:article/2511Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:17:21E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false
dc.title.none.fl_str_mv AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
spellingShingle AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Andrade, Karen Alves de
Etudos da Linguagem
Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.
Concepções de linguagem
title_short AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_fullStr AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_full_unstemmed AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
title_sort AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
author Andrade, Karen Alves de
author_facet Andrade, Karen Alves de
Storto, Letícia Jovelina
author_role author
author2 Storto, Letícia Jovelina
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Karen Alves de
Storto, Letícia Jovelina
dc.subject.por.fl_str_mv Etudos da Linguagem
Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.
Concepções de linguagem
topic Etudos da Linguagem
Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.
Concepções de linguagem
description O livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511
url https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511/pdf_475
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
publisher.none.fl_str_mv UNIABEU
dc.source.none.fl_str_mv Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 126-143
2177-6288
reponame:E-scrita
instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron:UNIABEU
instname_str Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
instacron_str UNIABEU
institution UNIABEU
reponame_str E-scrita
collection E-scrita
repository.name.fl_str_mv E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)
repository.mail.fl_str_mv web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br
_version_ 1788170841630965760