AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | E-scrita |
Texto Completo: | https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511 |
Resumo: | O livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais. |
id |
UNIABEU-2_87c4ebaedbfb2fe66cab84e3ccfb681a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.abeu.local:article/2511 |
network_acronym_str |
UNIABEU-2 |
network_name_str |
E-scrita |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESAEtudos da LinguagemPalavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem.Concepções de linguagemO livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais.UNIABEUAndrade, Karen Alves deStorto, Letícia Jovelina2016-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 126-1432177-6288reponame:E-scritainstname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)instacron:UNIABEUporhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511/pdf_475info:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-27T17:17:21Zoai:ojs2.abeu.local:article/2511Revistahttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/indexPRIhttps://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/oaiweb@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br2177-62882177-6288opendoar:2017-01-27T17:17:21E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA Andrade, Karen Alves de Etudos da Linguagem Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem. Concepções de linguagem |
title_short |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_fullStr |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_full_unstemmed |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
title_sort |
AS CONCEPÇÕES DE LINGUAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
author |
Andrade, Karen Alves de |
author_facet |
Andrade, Karen Alves de Storto, Letícia Jovelina |
author_role |
author |
author2 |
Storto, Letícia Jovelina |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Karen Alves de Storto, Letícia Jovelina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etudos da Linguagem Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem. Concepções de linguagem |
topic |
Etudos da Linguagem Palavras-chave: Livro didático. Ensino. PNLD. Concepções de linguagem. Concepções de linguagem |
description |
O livro didático ocupa um papel central no ensino de língua materna no Brasil. Dessa forma, é necessário que esse material esteja de acordo com as demandas curriculares do ensino de língua portuguesa e acompanhe as inovações consequentes de produções acadêmicas nas áreas de educação e linguística. O Programa Nacional do Livro Didático é um dos eficientes recursos que procura garantir a qualidade dos livros didáticos e sua distribuição nas escolas públicas do país, mas ele nem sempre garante que todo o conteúdo dos livros esteja de acordo com as concepções de linguagem predominantes na atualidade. Este artigo visa, dessa forma, analisar três atividades do livro Trajetórias da Palavra – 6º ano, aprovado pelo PNLD, para verificar a consonância entre as atividades selecionadas e os paradigmas linguísticos atuais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511 |
url |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/2511/pdf_475 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIABEU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU; v. 7, n. 2 (2016): Número atemático; 126-143 2177-6288 reponame:E-scrita instname:Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) instacron:UNIABEU |
instname_str |
Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
instacron_str |
UNIABEU |
institution |
UNIABEU |
reponame_str |
E-scrita |
collection |
E-scrita |
repository.name.fl_str_mv |
E-scrita - Uniabeu Centro Universitário (UNIABEU) |
repository.mail.fl_str_mv |
web@uniabeu.edu.br||shirleysgcarr@gmail.com|| shirley.carreira@uniabeu.edu.br |
_version_ |
1788170841630965760 |