Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins da Rosa, Luciano
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310
Resumo: Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão.
id CLAEC-1_23f129119b8193bedee6adb845223c00
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventadaEnsinoErico VerissimoGeografiaLiteratura de ficção.Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/131010.23899/relacult.v5i4.1310RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310/875Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins da Rosa, Luciano2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
title Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
spellingShingle Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
Martins da Rosa, Luciano
Ensino
Erico Verissimo
Geografia
Literatura de ficção.
title_short Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
title_full Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
title_fullStr Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
title_full_unstemmed Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
title_sort Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
author Martins da Rosa, Luciano
author_facet Martins da Rosa, Luciano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins da Rosa, Luciano
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Erico Verissimo
Geografia
Literatura de ficção.
topic Ensino
Erico Verissimo
Geografia
Literatura de ficção.
description Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310
10.23899/relacult.v5i4.1310
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310/875
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042491010613248