Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310 |
Resumo: | Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão. |
id |
CLAEC-1_23f129119b8193bedee6adb845223c00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventadaEnsinoErico VerissimoGeografiaLiteratura de ficção.Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/131010.23899/relacult.v5i4.1310RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310/875Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins da Rosa, Luciano2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1310Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
title |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
spellingShingle |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada Martins da Rosa, Luciano Ensino Erico Verissimo Geografia Literatura de ficção. |
title_short |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
title_full |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
title_fullStr |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
title_full_unstemmed |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
title_sort |
Literatura como estratégia da educação geográfica: discussões acerca da contemporaneidade por uma tradição inventada |
author |
Martins da Rosa, Luciano |
author_facet |
Martins da Rosa, Luciano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins da Rosa, Luciano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Erico Verissimo Geografia Literatura de ficção. |
topic |
Ensino Erico Verissimo Geografia Literatura de ficção. |
description |
Este trabalho expõe encaminhamentos multidisciplinares atuais acerca da relação Geografia-Literatura na percepção de que a Literatura de ficção serve como mídia de modelação social na construção de uma identidade a partir de uma tradição inventada. Tem por objetivo geral analisar a modelação propiciada na Literatura de ficção enquanto construção de estereótipos e compreender como a Educação Geográfica possibilita uma desconstrução crítica dos mesmos, a partir de revisão bibliográfica e pesquisa documental, além de encaminhamentos para uma análise do discurso da obra, na análise e tratamento dos dados. O recorte da Dissertação de Mestrado em andamento evidencia conceitos como modelação social – na perspectiva de Albert Bandura e a influência de agentes e mídias no processo de aprendizagem – e tradição inventada – pensada a partir de Eric Hobsbawm na criação de tradições a partir de narrativas contemporâneas. Ainda, a Educação Geográfica e a Literatura são pensadas no âmbito do Ensino de Geografia na/para a escola, e também em diferentes espaços de aprendizagem geográfica. Visa-se explorar em O Continente, v. 1 (primeiro tomo de O tempo e o vento, de Erico Verissimo), a contemporaneidade do autor e da obra, e as possibilidades de seu discurso para uma reeducação geográfica ante um discurso geralmente reconhecido parcialmente a partir de adaptações da obra para o cinema e a televisão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310 10.23899/relacult.v5i4.1310 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1310/875 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosa info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Luciano Martins da Rosa |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042491010613248 |