Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campelo, Fernando Saija de Caldas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103
Resumo: Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003).  A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática.
id CLAEC-1_26218f951e15084a64fa120f2f721d2d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formaçãoAprendizagem Profissional da DocênciaEducação EspecialInvestigação-AçãoPIBIDProdução do conhecimento.Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003).  A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/10310.23899/relacult.v2i1.103RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 330-3422525-787010.23899/relacult.v2i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103/62Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampelo, Fernando Saija de Caldas2016-05-24T18:20:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2016-05-24T18:20:31RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
title Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
spellingShingle Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
Campelo, Fernando Saija de Caldas
Aprendizagem Profissional da Docência
Educação Especial
Investigação-Ação
PIBID
Produção do conhecimento.
title_short Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
title_full Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
title_fullStr Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
title_full_unstemmed Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
title_sort Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
author Campelo, Fernando Saija de Caldas
author_facet Campelo, Fernando Saija de Caldas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campelo, Fernando Saija de Caldas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Profissional da Docência
Educação Especial
Investigação-Ação
PIBID
Produção do conhecimento.
topic Aprendizagem Profissional da Docência
Educação Especial
Investigação-Ação
PIBID
Produção do conhecimento.
description Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003).  A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103
10.23899/relacult.v2i1.103
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i1.103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103/62
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campelo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campelo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 330-342
2525-7870
10.23899/relacult.v2i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042487828185088