Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103 |
Resumo: | Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003). A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática. |
id |
CLAEC-1_26218f951e15084a64fa120f2f721d2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formaçãoAprendizagem Profissional da DocênciaEducação EspecialInvestigação-AçãoPIBIDProdução do conhecimento.Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003). A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/10310.23899/relacult.v2i1.103RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 330-3422525-787010.23899/relacult.v2i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103/62Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campeloinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampelo, Fernando Saija de Caldas2016-05-24T18:20:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/103Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2016-05-24T18:20:31RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
title |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
spellingShingle |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação Campelo, Fernando Saija de Caldas Aprendizagem Profissional da Docência Educação Especial Investigação-Ação PIBID Produção do conhecimento. |
title_short |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
title_full |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
title_fullStr |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
title_full_unstemmed |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
title_sort |
Educação Especial na iniciação à docência: investigação, ação e formação |
author |
Campelo, Fernando Saija de Caldas |
author_facet |
Campelo, Fernando Saija de Caldas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campelo, Fernando Saija de Caldas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Profissional da Docência Educação Especial Investigação-Ação PIBID Produção do conhecimento. |
topic |
Aprendizagem Profissional da Docência Educação Especial Investigação-Ação PIBID Produção do conhecimento. |
description |
Este trabalho tem por tema a formação de profissionais para a Educação Especial através do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo do trabalho é discutirmos os fundamentos teóricos freireanos que subsidiam a formação e iniciação à docência na perspectiva freireana conforme aponta Martinez (2015), articulando com as reflexões sobre o conceito de aula, em Rays (2002), juntamente com a aprendizagem profissional da docência (MIZUKAMI, et. al., 2002) através da Investigação-Ação Educacional (CARR; KEMMIS, 1988) e a produção colaborativa de conhecimento no âmbito do PIBID a partir da Educação Dialógico-Problematizadora freireana (FREIRE, 1979, 1983, 1996, 2003). A metodologia deste trabalho parte da construção teórica dos fundamentos que subsidiam nossa ação e formação, através da revisão bibliográfica sobre os temas e a experiência pessoal dos bolsistas de iniciação à docência. Em relação à formação de professores, ressaltamos a aprendizagem profissional da docência que se torna possível através do PIBID e a investigação-ação educacional como forma potencial de melhorar o trabalho de formar professores através da reflexão sobre a própria prática, atuando na realidade e refletindo sobre ela, formando professores que relacionam teoria e prática, não dicotomizando-as. Dessa forma, alcança-se a práxis, quando se reflete sobre a prática e retornamos à teoria buscando qualificar nossa ação. Assim, é possível a produção do conhecimento através da prática, construindo então uma epistemologia da prática. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103 10.23899/relacult.v2i1.103 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i1.103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/103/62 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campelo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Fernando Saija de Caldas Campelo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 330-342 2525-7870 10.23899/relacult.v2i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042487828185088 |