O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272 |
Resumo: | A partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo. |
id |
CLAEC-1_2dc9e5fabf2b47d11c3f116810b9dbb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1272 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RSEducação do CampoTecnologias DigitaisWhatsAppFormação de ProfessoresA partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/127210.23899/relacult.v5i4.1272RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272/881Copyright (c) 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Vagner Viera dePereira, Elaine Corrêa2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1272Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
title |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
spellingShingle |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS Souza, Vagner Viera de Educação do Campo Tecnologias Digitais Formação de Professores |
title_short |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
title_full |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
title_fullStr |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
title_full_unstemmed |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
title_sort |
O Software de Mensagens Instantâneas Whatsapp Enquanto Ferramenta facilitadora na Formação de Professores das Escolas do Campo do Rio Grande/RS |
author |
Souza, Vagner Viera de |
author_facet |
Souza, Vagner Viera de Pereira, Elaine Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Elaine Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Vagner Viera de Pereira, Elaine Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Tecnologias Digitais Formação de Professores |
topic |
Educação do Campo Tecnologias Digitais Formação de Professores |
description |
A partir de leituras e estudos sobre as concepções da Formação de Professores e Educação do Campo, permeadas pela Educação Popular, nos inquietamos a respeito da presença das tecnologias nestes espaços e, de que maneira as tecnologias digitais podem potencializar o processo de Formação Continuada. Sendo assim, a partir destes questionamentos propomos um trabalho de pesquisa sobre as possibilidades de uso do software de mensagens instantâneas WhatsApp enquanto ferramenta facilitadora na Formação de Professores. Como campo empírico para esta pesquisa temos a Proposta de Formação Continuada para a Educação do Campo (ProfCampo), ofertado pela Secretaria de Município da Educação (SMED) de Rio Grande/RS, para os Professores dos Anos Finais das Escolas do Campo da Rede Municipal de Ensino. Esta proposta inovadora no município tem por objetivo promover mais um espaço de Formação Continuada por meio do modelo semi-presencial, utilizando o software de mensagens instantâneas WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os sujeitos desta pesquisa serão os professores inseridos no ProfCampo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272 10.23899/relacult.v5i4.1272 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1272/881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Vagner Viera de Souza, Elaine Corrêa Pereira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490962378752 |