A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Driele Luize
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Da Luz, Juliana Brochado, Machado, Juliana Brandão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215
Resumo: Pretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização.
id CLAEC-1_2e233cfd1077e2c1b4b15757b04826c9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1215
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gêneroEducação; culturaCulturaPretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaSilva, Driele LuizeDa Luz, Juliana BrochadoMachado, Juliana Brandão2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/121510.23899/relacult.v5i4.1215RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215/832Direitos autorais 2019 Driele Luize Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:26Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1215Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:14.793RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
title A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
spellingShingle A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
Silva, Driele Luize
Educação; cultura
Cultura
title_short A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
title_full A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
title_fullStr A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
title_full_unstemmed A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
title_sort A prática pedagógica e seu entrelaçamento com as relações de gênero
author Silva, Driele Luize
author_facet Silva, Driele Luize
Da Luz, Juliana Brochado
Machado, Juliana Brandão
author_role author
author2 Da Luz, Juliana Brochado
Machado, Juliana Brandão
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Driele Luize
Da Luz, Juliana Brochado
Machado, Juliana Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; cultura
Cultura
topic Educação; cultura
Cultura
dc.description.none.fl_txt_mv Pretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização.
description Pretende-se neste artigo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar as relações de gênero a partir das falas das alunas e dos alunos, na perspectiva de compreender o que dizem/pensam sobre a temática. Esse objetivo se construiu a partir da fala das alunas e alunos do quarto ano do ensino fundamental da escola Carlos Peixoto Primo na cidade de Rio Grande em 2017, que apresentavam conceitos que precisavam ser problematizados. O “Procedimento Metodológico” da pesquisa, levou em consideração a abordagem intervencionista do tipo pedagógica, utilizando a observação e a análise documental como instrumentos da coleta de dados. Os resultados mostraram que com a intervenção as crianças passaram a problematizar as questões de gênero em suas próprias falas como também as das outras crianças, porém ainda percebe-se que muitos padrões que são impostos pela sociedade se fazem presente nas falas e seus comportamentos.Palavras- chave: Fala das alunas e alunos; Relações de Gênero; Prática Pedagógica; Pesquisa-intervenção; Problematização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215
10.23899/relacult.v5i4.1215
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1215
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1215/832
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Driele Luize Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Driele Luize Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121102760083456