Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schirmer, Sirlei Nadia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Tauchen, Gionara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1186
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante da Universidade Federal do Rio Grande – FURG como uma das políticas de permanência. O programa foi criado no ano de 2013, com a finalidade de promover ações de aperfeiçoamento das interações entre o ensino e a aprendizagem nas suas relações políticas, pedagógicas e epistemológicas no ambiente universitário. Neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa de cunho exploratório por meio de análise documental, com dados referentes aos anos de 2013 até 2016 dos índices de evasão e retenção dos cursos de graduação e das ações desenvolvidas pelo programa nesse período. Os resultados do estudo indicam que, desde a implementação do programa, ações vinculadas às diferentes áreas foram ofertadas aos estudantes, porém há um predomínio dos conhecimentos matemáticos, área que converge nos maiores índices de reprovação na instituição.  Dessa forma, pode-se concluir que o programa, com suas diferentes ações como cursos, oficinas, palestras, seminários, grupos de apoio e espaços alternativos de estudos, vem colaborando na diminuição dos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação, contribuindo para a permanência do estudante na FURG, pois as ações são pensadas em um movimento dinâmico e processual, que transita entre a escuta do relato dos estudantes, as articulações com os cursos e as unidades acadêmicas e administrativas.
id CLAEC-1_2fd220b894d3e12a80552f89debe2b5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmicaProgramaapoioacompanhamentoevasãoretençãopermanência.O presente trabalho tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante da Universidade Federal do Rio Grande – FURG como uma das políticas de permanência. O programa foi criado no ano de 2013, com a finalidade de promover ações de aperfeiçoamento das interações entre o ensino e a aprendizagem nas suas relações políticas, pedagógicas e epistemológicas no ambiente universitário. Neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa de cunho exploratório por meio de análise documental, com dados referentes aos anos de 2013 até 2016 dos índices de evasão e retenção dos cursos de graduação e das ações desenvolvidas pelo programa nesse período. Os resultados do estudo indicam que, desde a implementação do programa, ações vinculadas às diferentes áreas foram ofertadas aos estudantes, porém há um predomínio dos conhecimentos matemáticos, área que converge nos maiores índices de reprovação na instituição.  Dessa forma, pode-se concluir que o programa, com suas diferentes ações como cursos, oficinas, palestras, seminários, grupos de apoio e espaços alternativos de estudos, vem colaborando na diminuição dos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação, contribuindo para a permanência do estudante na FURG, pois as ações são pensadas em um movimento dinâmico e processual, que transita entre a escuta do relato dos estudantes, as articulações com os cursos e as unidades acadêmicas e administrativas.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/118610.23899/relacult.v5i4.1186RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1186/670Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Gionara Taucheninfo:eu-repo/semantics/openAccessSchirmer, Sirlei NadiaTauchen, Gionara2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1186Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
title Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
spellingShingle Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
Schirmer, Sirlei Nadia
Programa
apoio
acompanhamento
evasão
retenção
permanência.
title_short Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
title_full Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
title_fullStr Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
title_full_unstemmed Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
title_sort Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante: um espaço de intervenção na formação acadêmica
author Schirmer, Sirlei Nadia
author_facet Schirmer, Sirlei Nadia
Tauchen, Gionara
author_role author
author2 Tauchen, Gionara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schirmer, Sirlei Nadia
Tauchen, Gionara
dc.subject.por.fl_str_mv Programa
apoio
acompanhamento
evasão
retenção
permanência.
topic Programa
apoio
acompanhamento
evasão
retenção
permanência.
description O presente trabalho tem como objetivo compreender as ações desenvolvidas pelo Programa de Acompanhamento e Apoio Pedagógico ao Estudante da Universidade Federal do Rio Grande – FURG como uma das políticas de permanência. O programa foi criado no ano de 2013, com a finalidade de promover ações de aperfeiçoamento das interações entre o ensino e a aprendizagem nas suas relações políticas, pedagógicas e epistemológicas no ambiente universitário. Neste estudo optou-se por uma abordagem quantitativa de cunho exploratório por meio de análise documental, com dados referentes aos anos de 2013 até 2016 dos índices de evasão e retenção dos cursos de graduação e das ações desenvolvidas pelo programa nesse período. Os resultados do estudo indicam que, desde a implementação do programa, ações vinculadas às diferentes áreas foram ofertadas aos estudantes, porém há um predomínio dos conhecimentos matemáticos, área que converge nos maiores índices de reprovação na instituição.  Dessa forma, pode-se concluir que o programa, com suas diferentes ações como cursos, oficinas, palestras, seminários, grupos de apoio e espaços alternativos de estudos, vem colaborando na diminuição dos índices de evasão e retenção nos cursos de graduação, contribuindo para a permanência do estudante na FURG, pois as ações são pensadas em um movimento dinâmico e processual, que transita entre a escuta do relato dos estudantes, as articulações com os cursos e as unidades acadêmicas e administrativas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1186
10.23899/relacult.v5i4.1186
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1186
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1186/670
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Gionara Tauchen
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Sirlei Nadia Schirmer, Gionara Tauchen
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490547142656