Do ser Pomerano nos Tempos Atuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berwaldt, Myrna Gowert Madia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Thum, Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1136
Resumo: O Brasil é multicultural. Processos homogeneizadores tentam de longo prazo, padronizar os modos de vida, invisibilizam diferenças e negam especificidades de diferentes grupos sociais. A lógica da homogeneização naturaliza a idéia da igualdade. Esse modo de compreender a realidade brasileira escamoteia e silencia os grupos minoritários. O povo pomerano é um povo camponês. Sua relação com a terra e o território tem modos próprios de ser vivenciada. A realidade distinta configura a condição de ser um dos segmentos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Ao longo dos tempos, desde a proposição padronizadora da modernidade á atual conjuntura, os modos de vida desses grupos sofrem ameaças de homogeinização cultural por parte do Estado. O presente trabalho pretende abordar as relações de silenciamento e negação cultural produzidas pelas práticas opressivo-padronizadoras vividas pelos pomeranos. Em nossa compreensão há uma relação direta entre o papel padronizador- homogeneizador do Estado e os casos de negação identitária. O processo de auto-reconhecimento cultural, linguístico e de valorização das tradições dos Povos se coloca como um ato de emancipação cultural e uma forma de enfrentamento das políticas padronizantes da modernidade. O direito a diferença, a permanência no espaço, a manutenção das tradições, ao uso da língua materna nos espaços oficiais e a auto-definição são direitos indeléveis.
id CLAEC-1_3adeac3a77cc5a11337791765ca20101
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1136
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Do ser Pomerano nos Tempos AtuaisCultura PomeranaHomogeneizaçãoPráticas EducativasSalvaguarda.O Brasil é multicultural. Processos homogeneizadores tentam de longo prazo, padronizar os modos de vida, invisibilizam diferenças e negam especificidades de diferentes grupos sociais. A lógica da homogeneização naturaliza a idéia da igualdade. Esse modo de compreender a realidade brasileira escamoteia e silencia os grupos minoritários. O povo pomerano é um povo camponês. Sua relação com a terra e o território tem modos próprios de ser vivenciada. A realidade distinta configura a condição de ser um dos segmentos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Ao longo dos tempos, desde a proposição padronizadora da modernidade á atual conjuntura, os modos de vida desses grupos sofrem ameaças de homogeinização cultural por parte do Estado. O presente trabalho pretende abordar as relações de silenciamento e negação cultural produzidas pelas práticas opressivo-padronizadoras vividas pelos pomeranos. Em nossa compreensão há uma relação direta entre o papel padronizador- homogeneizador do Estado e os casos de negação identitária. O processo de auto-reconhecimento cultural, linguístico e de valorização das tradições dos Povos se coloca como um ato de emancipação cultural e uma forma de enfrentamento das políticas padronizantes da modernidade. O direito a diferença, a permanência no espaço, a manutenção das tradições, ao uso da língua materna nos espaços oficiais e a auto-definição são direitos indeléveis.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/113610.23899/relacult.v5i4.1136RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1136/641Copyright (c) 2019 Myrna Gowert Madia Berwaldt, Carmo Thuminfo:eu-repo/semantics/openAccessBerwaldt, Myrna Gowert MadiaThum, Carmo2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1136Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
title Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
spellingShingle Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
Berwaldt, Myrna Gowert Madia
Cultura Pomerana
Homogeneização
Práticas Educativas
Salvaguarda.
title_short Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
title_full Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
title_fullStr Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
title_full_unstemmed Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
title_sort Do ser Pomerano nos Tempos Atuais
author Berwaldt, Myrna Gowert Madia
author_facet Berwaldt, Myrna Gowert Madia
Thum, Carmo
author_role author
author2 Thum, Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berwaldt, Myrna Gowert Madia
Thum, Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura Pomerana
Homogeneização
Práticas Educativas
Salvaguarda.
topic Cultura Pomerana
Homogeneização
Práticas Educativas
Salvaguarda.
description O Brasil é multicultural. Processos homogeneizadores tentam de longo prazo, padronizar os modos de vida, invisibilizam diferenças e negam especificidades de diferentes grupos sociais. A lógica da homogeneização naturaliza a idéia da igualdade. Esse modo de compreender a realidade brasileira escamoteia e silencia os grupos minoritários. O povo pomerano é um povo camponês. Sua relação com a terra e o território tem modos próprios de ser vivenciada. A realidade distinta configura a condição de ser um dos segmentos dos Povos e Comunidades Tradicionais. Ao longo dos tempos, desde a proposição padronizadora da modernidade á atual conjuntura, os modos de vida desses grupos sofrem ameaças de homogeinização cultural por parte do Estado. O presente trabalho pretende abordar as relações de silenciamento e negação cultural produzidas pelas práticas opressivo-padronizadoras vividas pelos pomeranos. Em nossa compreensão há uma relação direta entre o papel padronizador- homogeneizador do Estado e os casos de negação identitária. O processo de auto-reconhecimento cultural, linguístico e de valorização das tradições dos Povos se coloca como um ato de emancipação cultural e uma forma de enfrentamento das políticas padronizantes da modernidade. O direito a diferença, a permanência no espaço, a manutenção das tradições, ao uso da língua materna nos espaços oficiais e a auto-definição são direitos indeléveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1136
10.23899/relacult.v5i4.1136
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1136
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1136/641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Myrna Gowert Madia Berwaldt, Carmo Thum
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Myrna Gowert Madia Berwaldt, Carmo Thum
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490493665280