Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: das Neves, Fernanda Caseira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Vilmar Alves Pereira Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1711
Resumo: O presente trabalho fundamenta-se em realizar uma análise da prática docente durante as minhas ações como educadora popular no contexto do curso Pré-Universitário Popular Povo Novo. Embasadas, portanto, na proposta de uma Educação Ambiental Popular possibilitando a base epistemológica orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  O acesso, assim como a permanência são grandes desafios enfrentados na vida profissional do docente, principalmente no que condizem as especificidades do curriculum do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento didático e as condutas de avaliação, utilizadas durante os quatro anos de formação na Universidade, instigando a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico e transformador. Assim, procurou-se entender e valorizar os saberes e as práticas no processo de construção do diálogo entre os educandos e o sujeito histórico em seu contexto, visando à avaliação como uma prática emancipatória, onde o educando possa ser visto como o principal agente em seu processo de formação e nas construções das aprendizagens em meio de uma forte onda de políticas de desvalorização da educação. Aponto durante a pesquisa como educadora popular e graduanda do curso de Letras - Espanhol o que compreendemos sobre o processo de formação e algumas de nossas expectativas e dificuldades enfrentadas no dia a dia da sala de aula.
id CLAEC-1_3d8ec1e839f9e724fa086f34377b06d3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1711
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo NovoPAIETSEducação Ambiental PopularFormação de EducadoresCurriculumDiferentes Saberes.O presente trabalho fundamenta-se em realizar uma análise da prática docente durante as minhas ações como educadora popular no contexto do curso Pré-Universitário Popular Povo Novo. Embasadas, portanto, na proposta de uma Educação Ambiental Popular possibilitando a base epistemológica orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  O acesso, assim como a permanência são grandes desafios enfrentados na vida profissional do docente, principalmente no que condizem as especificidades do curriculum do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento didático e as condutas de avaliação, utilizadas durante os quatro anos de formação na Universidade, instigando a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico e transformador. Assim, procurou-se entender e valorizar os saberes e as práticas no processo de construção do diálogo entre os educandos e o sujeito histórico em seu contexto, visando à avaliação como uma prática emancipatória, onde o educando possa ser visto como o principal agente em seu processo de formação e nas construções das aprendizagens em meio de uma forte onda de políticas de desvalorização da educação. Aponto durante a pesquisa como educadora popular e graduanda do curso de Letras - Espanhol o que compreendemos sobre o processo de formação e algumas de nossas expectativas e dificuldades enfrentadas no dia a dia da sala de aula.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/171110.23899/relacult.v6i5.1711RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia2525-787010.23899/relacult.v6i5reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1711/1279Copyright (c) 2020 Fernanda Caseira das Neves, Vilmar Alves Pereira Alves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessdas Neves, Fernanda CaseiraPereira, Vilmar Alves Pereira Alves2021-04-30T04:30:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1711Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
title Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
spellingShingle Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
das Neves, Fernanda Caseira
PAIETS
Educação Ambiental Popular
Formação de Educadores
Curriculum
Diferentes Saberes.
title_short Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
title_full Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
title_fullStr Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
title_full_unstemmed Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
title_sort Formação docente: olhares sobre os saberes e práticas docentes no espaço do Pré-Universitário Popular Povo Novo
author das Neves, Fernanda Caseira
author_facet das Neves, Fernanda Caseira
Pereira, Vilmar Alves Pereira Alves
author_role author
author2 Pereira, Vilmar Alves Pereira Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv das Neves, Fernanda Caseira
Pereira, Vilmar Alves Pereira Alves
dc.subject.por.fl_str_mv PAIETS
Educação Ambiental Popular
Formação de Educadores
Curriculum
Diferentes Saberes.
topic PAIETS
Educação Ambiental Popular
Formação de Educadores
Curriculum
Diferentes Saberes.
description O presente trabalho fundamenta-se em realizar uma análise da prática docente durante as minhas ações como educadora popular no contexto do curso Pré-Universitário Popular Povo Novo. Embasadas, portanto, na proposta de uma Educação Ambiental Popular possibilitando a base epistemológica orientar as atividades educativas de extensão no contexto do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior – (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).  O acesso, assim como a permanência são grandes desafios enfrentados na vida profissional do docente, principalmente no que condizem as especificidades do curriculum do próprio curso e a articulação deste com os objetivos, os métodos de ensino, o planejamento didático e as condutas de avaliação, utilizadas durante os quatro anos de formação na Universidade, instigando a redefinição das bases formativas docentes num horizonte mais humano, crítico e transformador. Assim, procurou-se entender e valorizar os saberes e as práticas no processo de construção do diálogo entre os educandos e o sujeito histórico em seu contexto, visando à avaliação como uma prática emancipatória, onde o educando possa ser visto como o principal agente em seu processo de formação e nas construções das aprendizagens em meio de uma forte onda de políticas de desvalorização da educação. Aponto durante a pesquisa como educadora popular e graduanda do curso de Letras - Espanhol o que compreendemos sobre o processo de formação e algumas de nossas expectativas e dificuldades enfrentadas no dia a dia da sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1711
10.23899/relacult.v6i5.1711
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1711
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i5.1711
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1711/1279
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Caseira das Neves, Vilmar Alves Pereira Alves Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fernanda Caseira das Neves, Vilmar Alves Pereira Alves Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
2525-7870
10.23899/relacult.v6i5
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492070723584