Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Breda da Silva, Deborah
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Neumann Martins, Silvana, Bassani Bedin, Giulia, Lopes Vicari, Pâmela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923
Resumo: A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED).  Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas.  
id CLAEC-1_420d8c8f6964b1ab315df6a6cfe8f1f4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/923
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TEDTEDEducaçãoInovaçãoComentários de Internautas.A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED).  Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas.  Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/92310.23899/relacult.v4i2.923RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 2 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923/591Copyright (c) 2018 Deborah Breda da Silva, Silvana Neumann Martins, Giulia Bassani Bedin, Pâmela Lopes Vicariinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreda da Silva, DeborahNeumann Martins, SilvanaBassani Bedin, GiuliaLopes Vicari, Pâmela2019-07-18T15:32:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/923Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:54RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
title Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
spellingShingle Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
Breda da Silva, Deborah
TED
Educação
Inovação
Comentários de Internautas.
title_short Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
title_full Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
title_fullStr Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
title_full_unstemmed Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
title_sort Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
author Breda da Silva, Deborah
author_facet Breda da Silva, Deborah
Neumann Martins, Silvana
Bassani Bedin, Giulia
Lopes Vicari, Pâmela
author_role author
author2 Neumann Martins, Silvana
Bassani Bedin, Giulia
Lopes Vicari, Pâmela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Breda da Silva, Deborah
Neumann Martins, Silvana
Bassani Bedin, Giulia
Lopes Vicari, Pâmela
dc.subject.por.fl_str_mv TED
Educação
Inovação
Comentários de Internautas.
topic TED
Educação
Inovação
Comentários de Internautas.
description A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED).  Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923
10.23899/relacult.v4i2.923
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v4i2.923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923/591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 2 (2018)
2525-7870
10.23899/relacult.v4i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489744982016