Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923 |
Resumo: | A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED). Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas. |
id |
CLAEC-1_420d8c8f6964b1ab315df6a6cfe8f1f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/923 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TEDTEDEducaçãoInovaçãoComentários de Internautas.A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED). Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/92310.23899/relacult.v4i2.923RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 2 (2018)2525-787010.23899/relacult.v4i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923/591Copyright (c) 2018 Deborah Breda da Silva, Silvana Neumann Martins, Giulia Bassani Bedin, Pâmela Lopes Vicariinfo:eu-repo/semantics/openAccessBreda da Silva, DeborahNeumann Martins, SilvanaBassani Bedin, GiuliaLopes Vicari, Pâmela2019-07-18T15:32:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/923Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-07-18T15:32:54RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
title |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
spellingShingle |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED Breda da Silva, Deborah TED Educação Inovação Comentários de Internautas. |
title_short |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
title_full |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
title_fullStr |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
title_full_unstemmed |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
title_sort |
Integrando ideias inovadoras acerca da educação: aproximações teóricas com comentários de internautas de TED |
author |
Breda da Silva, Deborah |
author_facet |
Breda da Silva, Deborah Neumann Martins, Silvana Bassani Bedin, Giulia Lopes Vicari, Pâmela |
author_role |
author |
author2 |
Neumann Martins, Silvana Bassani Bedin, Giulia Lopes Vicari, Pâmela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Breda da Silva, Deborah Neumann Martins, Silvana Bassani Bedin, Giulia Lopes Vicari, Pâmela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TED Educação Inovação Comentários de Internautas. |
topic |
TED Educação Inovação Comentários de Internautas. |
description |
A fim de avaliar o que está sendo feito para inovar na educação, foram selecionados e assistidos vídeos sobre essa temática, na base online de compartilhamento de vídeos Technology, Entertainment, Design (TED). Em seguida, foram analisados os comentários dos internautas acerca do conteúdo das vídeo-palestras. Desse modo, este estudo se voltou a fazer aproximações entre os comentários realizados pelos internautas sobre os vídeos e o aporte teórico. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e o método da observação. O período de análise dos vídeos e comentários ocorreu entre os dias 03 a 26 de novembro de 2015. A busca dos vídeos realizou-se a partir das palavras-chave: educação, autonomia, empreendedor, criatividade, inovação, aula, aluno e professor em seus correspondentes na língua inglesa. Foram selecionados oito vídeos, totalizando 126,48 minutos de apresentações. Com esta análise, foi possível notar que a tecnologia tem ganhado espaço nos processos de ensino e de aprendizagem, sendo o seu uso uma forma de enriquecer as metodologias utilizadas em aula. Apesar disso, observou-se que ainda se fazem necessários esclarecimentos acerca dessas metodologias, a fim de torná-las, de fato, efetivas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923 10.23899/relacult.v4i2.923 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i2.923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/923/591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 n. 2 (2018) 2525-7870 10.23899/relacult.v4i2 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489744982016 |