O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ronualdo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Xavier, Claudia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393
Resumo: A Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.
id CLAEC-1_430288be18925b7fafb8296c786401f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação AmbientalSenso AnalíticoPegada Ecológica do LixoEnsino e aprendizagemEducação AmbientalA Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/139310.23899/relacult.v5i2.1393RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 2 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393/1108Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, RonualdoXavier, Claudia Regina2020-10-25T19:53:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:53:50RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
title O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
spellingShingle O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
Marques, Ronualdo
Senso Analítico
Pegada Ecológica do Lixo
Ensino e aprendizagem
Educação Ambiental
title_short O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
title_full O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
title_fullStr O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
title_full_unstemmed O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
title_sort O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
author Marques, Ronualdo
author_facet Marques, Ronualdo
Xavier, Claudia Regina
author_role author
author2 Xavier, Claudia Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Ronualdo
Xavier, Claudia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Senso Analítico
Pegada Ecológica do Lixo
Ensino e aprendizagem
Educação Ambiental
topic Senso Analítico
Pegada Ecológica do Lixo
Ensino e aprendizagem
Educação Ambiental
description A Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393
10.23899/relacult.v5i2.1393
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i2.1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393/1108
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 2 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042491404877824