O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393 |
Resumo: | A Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. |
id |
CLAEC-1_430288be18925b7fafb8296c786401f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação AmbientalSenso AnalíticoPegada Ecológica do LixoEnsino e aprendizagemEducação AmbientalA Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/139310.23899/relacult.v5i2.1393RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 2 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393/1108Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavierinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, RonualdoXavier, Claudia Regina2020-10-25T19:53:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:53:50RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
title |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
spellingShingle |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental Marques, Ronualdo Senso Analítico Pegada Ecológica do Lixo Ensino e aprendizagem Educação Ambiental |
title_short |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
title_full |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
title_fullStr |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
title_sort |
O desenvolvimento do senso analítico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Ambiental |
author |
Marques, Ronualdo |
author_facet |
Marques, Ronualdo Xavier, Claudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Claudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ronualdo Xavier, Claudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Senso Analítico Pegada Ecológica do Lixo Ensino e aprendizagem Educação Ambiental |
topic |
Senso Analítico Pegada Ecológica do Lixo Ensino e aprendizagem Educação Ambiental |
description |
A Educação Ambiental no processo de ensino e aprendizagem interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita interação e inter-relação para aproximar teoria à prática a partir de reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre as inferências levantadas na aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo para a promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso analítico de estudantes de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática que o uso de argumentos não é uma capacidade inata e só se adquire pela prática, bem como a importância da relação dialógica e a importância do discurso na aquisição do conhecimento científico. Dessa forma conclui-se a presença de um ensino explícito da argumentação melhora o envolvimento dos estudantes tanto quanto ao conhecimento como a sua capacidade de tomada de decisões, manifestando o senso analítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393 10.23899/relacult.v5i2.1393 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i2.1393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1393/1108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ronualdo Marques, Claudia Regina Xavier |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 n. 2 (2019) 2525-7870 10.23899/relacult.v5i2 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042491404877824 |