Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | http://repositorio.furg.br/handle/1/7800 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430 |
Resumo: | A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. |
id |
FURG_9ee74c8cb66a908361555923cb9a77c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.furg.br:1/7800 |
network_acronym_str |
FURG |
network_name_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambientalAnalysis of critical sense in a didactic sequence in environmental educationAnálisis del senso crítico en una secuencia didáctica en la educación ambientalPegada ecológicaLixoEducação ambientalEcological footprintRubbishEnvironmental educationHuella ecológicaBasuraEducación ambientalA Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza.Environmental Education is a subject that interferes directly in our daily. It makes possible the reflections and discussions so that this knowledge contributes to the change in the behavior of individuals in their relationship with the Environment. This study presents a discussion about the application of a Didactic Sequence on the Garbage Ecological Footprint to promote of Environmental Education. We aimed to identify and analyze the development of the critical sense of a 6th grade elementary students class in Curitiba-PR. It was observed in the application of the Didactic Sequence an interaction and inter-relation of learning conducted to approach the theory to the practice, manifesting the critical thinking of the students. We observed that since the development of integrated and participative actions improves the discussions that emerge from the relationships between beings human, society and nature.La Educación Ambiental es una temática que interfiere directamente en nuestras vidas y discutirla posibilita las reflexiones que permiten que este saber contribuya con el cambio de comportamiento de los individuos en su relación con el Medio Ambiente. Este estudio muestra una discusión sobre la aplicación de una secuencia didáctica sobre la huella ecológica de la basura en la promoción de La Educación Ambiental buscando identificar y analizar el desarrollo del sentido crítico de una clase estudiantes del 6o año de la Enseñanza Fundamental de Curitiba-PR. Se observó en la aplicación de la Secuencia Didáctica una interacción e interrelación de aprendizaje conducida para aproximar la teoría y la práctica, manifestando el pensamiento crítico de los alumnos, ya que el desarrollo de acciones integradas y participativas potencia las discusiones que emergen de las relaciones entre los seres humanos, la sociedad y la naturaleza.Editora da Furg2018-11-22T03:37:54Z2018-11-22T03:37:54Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 132-150, jan / abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7430>. Acesso em 29 jun. 2018.1517-1256http://repositorio.furg.br/handle/1/7800https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430porMarques, RonualdoXavier, Claudia Reginainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2018-11-22T03:37:54Zoai:repositorio.furg.br:1/7800Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2018-11-22T03:37:54Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental Analysis of critical sense in a didactic sequence in environmental education Análisis del senso crítico en una secuencia didáctica en la educación ambiental |
title |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
spellingShingle |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental Marques, Ronualdo Pegada ecológica Lixo Educação ambiental Ecological footprint Rubbish Environmental education Huella ecológica Basura Educación ambiental |
title_short |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
title_full |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
title_fullStr |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
title_full_unstemmed |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
title_sort |
Análise do senso crítico em uma sequência didática na educação ambiental |
author |
Marques, Ronualdo |
author_facet |
Marques, Ronualdo Xavier, Claudia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Xavier, Claudia Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Ronualdo Xavier, Claudia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pegada ecológica Lixo Educação ambiental Ecological footprint Rubbish Environmental education Huella ecológica Basura Educación ambiental |
topic |
Pegada ecológica Lixo Educação ambiental Ecological footprint Rubbish Environmental education Huella ecológica Basura Educación ambiental |
description |
A Educação Ambiental é uma temática que interfere diretamente em nossas vidas e discuti-la possibilita reflexões e discussões para que este saber contribua com a mudança de comportamento dos indivíduos em sua relação com o Meio Ambiente. Este estudo exibe uma discussão sobre a aplicação de uma Sequência Didática sobre a Pegada Ecológica do Lixo na promoção da Educação Ambiental, buscando identificar e analisar o desenvolvimento do senso crítico de estudantes de uma turma de 6o ano do Ensino Fundamental de Curitiba-PR. Observou-se na aplicação da Sequência Didática uma interação e inter-relação de aprendizagem conduzida para aproximar a teoria à prática, manifestando o pensamento crítico dos alunos, visto que o desenvolvimento de ações integradas e participativas potencializa as discussões que emergem das relações entre os seres humanos, a sociedade e a natureza. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-22T03:37:54Z 2018-11-22T03:37:54Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 132-150, jan / abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7430>. Acesso em 29 jun. 2018. 1517-1256 http://repositorio.furg.br/handle/1/7800 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430 |
identifier_str_mv |
MARQUES, Ronualdo; XAVIER, Claudia Regina. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 35, n. 1 p. 132-150, jan / abr. 2018. Online. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7430>. Acesso em 29 jun. 2018. 1517-1256 |
url |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7800 https://doi.org/10.14295/remea.v35i1.7430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Furg |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Furg |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
collection |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813187240198668288 |