A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cherobin, Fabiana Fátima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Munarini, Camila, de Souza, Elodir Lourenço
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo.
id CLAEC-1_433b8c245008c40416bbd97911ca57fa
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSCO artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/162810.23899/relacult.v6i1.1628RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628/1193Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCherobin, Fabiana FátimaMunarini, Camilade Souza, Elodir Lourenço2020-10-25T19:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:59RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
title A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
spellingShingle A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
Cherobin, Fabiana Fátima
title_short A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
title_full A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
title_fullStr A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
title_full_unstemmed A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
title_sort A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
author Cherobin, Fabiana Fátima
author_facet Cherobin, Fabiana Fátima
Munarini, Camila
de Souza, Elodir Lourenço
author_role author
author2 Munarini, Camila
de Souza, Elodir Lourenço
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cherobin, Fabiana Fátima
Munarini, Camila
de Souza, Elodir Lourenço
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628
10.23899/relacult.v6i1.1628
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i1.1628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628/1193
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souza
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souza
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)
2525-7870
10.23899/relacult.v6i1
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492000468992