A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628 |
Resumo: | O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo. |
id |
CLAEC-1_433b8c245008c40416bbd97911ca57fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSCO artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/162810.23899/relacult.v6i1.1628RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628/1193Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessCherobin, Fabiana FátimaMunarini, Camilade Souza, Elodir Lourenço2020-10-25T19:57:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1628Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:59RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
title |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
spellingShingle |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC Cherobin, Fabiana Fátima |
title_short |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
title_full |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
title_fullStr |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
title_full_unstemmed |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
title_sort |
A formação interdisciplinar dos trabalhadores do campo: a experiencia do Curso de Especialização em Residência Agrária – PRONERA/CED/UFSC |
author |
Cherobin, Fabiana Fátima |
author_facet |
Cherobin, Fabiana Fátima Munarini, Camila de Souza, Elodir Lourenço |
author_role |
author |
author2 |
Munarini, Camila de Souza, Elodir Lourenço |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cherobin, Fabiana Fátima Munarini, Camila de Souza, Elodir Lourenço |
description |
O artigo apresenta uma reflexão sobre a experiencia do Curso de Especialização (Lato Sensu) em educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável com Base na agroecologia (Residência Agraria), realizado em Santa Catarina, por meio da parceria entre INCRA/PRONERA, UFSC, CNPQ e MST. Tem como objetivo analisar a experiencia desenvolvida no curso que teve como centralidade a formação interdisciplinar. A partir do estudo e análise realizada durante o curso, buscamos refletir sobre os aspectos organizativos, o qual foi desenvolvido a partir da Pedagogia da Alternância; bem como, analisamos a pesquisa como elemento central na formação dos trabalhadores. Por fim, discorremos sobre os limites e possibilidades que a interdisciplinaridade trouxe neste curso para a formação de educadores do campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628 10.23899/relacult.v6i1.1628 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i1.1628 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1628/1193 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souza info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Fabiana Fátima Cherobin, Camila Munarini, Elodir Lourenço de Souza |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 1 (2020) 2525-7870 10.23899/relacult.v6i1 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042492000468992 |