Relação entre a desvalorização profissional e o mal-estar docente
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/752 |
Resumo: | Pesquisas evidenciam que uma porcentagem significativa da população sofre de estresse laboral, neste contexto destaca-se os profissionais da área da educação, visto que, um número significativo de professores tem uma rotina corrida e excessiva demanda de trabalho. Somado a isso, o convívio com alunos, pais e colegas que, por vezes, é conflituoso, são estressores que tornam os docentes vulneráveis ao mal-estar. Neste trabalho, o mal-estar é entendido como a presença de obstáculos relacionados ao volume de trabalho e à precariedade das condições para lidar com as adversidades, assim como as altas demandas emocionais, que, por decorrência, refletem-se em condutas de insatisfação com a profissão, falta de comprometimento, absenteísmo, alto nível de estresse e anseio em desistir de lecionar. Desta forma, essa pesquisa tem como objetivo investigar como a desvalorização do professor pode ser um desencadeador do mal-estar nos docentes. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores de matemática das cidades de Rio Grande – RS e São José do Norte – RS. O discurso dos professores evidencia que a maioria deles estão desmotivados com a carreira docente, principalmente pela desvalorização da profissão. Ademais, é apontado nessa investigação que os aspectos salariais e carga horária estão entre os principais fatores que podem desencadear o mal-estar docente. |
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Relação entre a desvalorização profissional e o mal-estar docenteDesvalorização ProfissionalDiscursoMal-estarProfessores.Pesquisas evidenciam que uma porcentagem significativa da população sofre de estresse laboral, neste contexto destaca-se os profissionais da área da educação, visto que, um número significativo de professores tem uma rotina corrida e excessiva demanda de trabalho. Somado a isso, o convívio com alunos, pais e colegas que, por vezes, é conflituoso, são estressores que tornam os docentes vulneráveis ao mal-estar. Neste trabalho, o mal-estar é entendido como a presença de obstáculos relacionados ao volume de trabalho e à precariedade das condições para lidar com as adversidades, assim como as altas demandas emocionais, que, por decorrência, refletem-se em condutas de insatisfação com a profissão, falta de comprometimento, absenteísmo, alto nível de estresse e anseio em desistir de lecionar. Desta forma, essa pesquisa tem como objetivo investigar como a desvalorização do professor pode ser um desencadeador do mal-estar nos docentes. Para tanto, realizou-se entrevistas com professores de matemática das cidades de Rio Grande – RS e São José do Norte – RS. O discurso dos professores evidencia que a maioria deles estão desmotivados com a carreira docente, principalmente pela desvalorização da profissão. Ademais, é apontado nessa investigação que os aspectos salariais e carga horária estão entre os principais fatores que podem desencadear o mal-estar docente. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/75210.23899/relacult.v4i0.752RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/752/411Copyright (c) 2018 Luana Maria Santos da Silva, Fabrine Diniz Pereira, Tanise Paula Novello, Daniel da Silva Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luana Maria Santos daPereira, Fabrine DinizNovello, Tanise PaulaSilveira, Daniel da Silva2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/752Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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