A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1162 |
Resumo: | Este artigo faz um recorte nas discussões apresentadas no Mestrado em Educação que aborda os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos, de uma escola pública do Município de Campo Novo/RS. Consideramos a seguinte questão norteadora: Em quais situações a Matemática é considerada em uma turma de educação infantil? Para tanto, realizamos uma observação participante em uma turma de vinte alunos, de quatro anos de idade durante uma semana. Com base em Ferro (2016), Barbosa (2009), Pacheco (2017) entre outros, foram realizadas análises a partir dos relatos das aulas observadas, destacando situações que envolviam a linguagem Matemática. As análises apontam que a Matemática está presente em algumas situações do cotidiano escolar, principalmente nas conversas entre as crianças, nas brincadeiras livres, na exploração do canto do Mercado e nas situações encaminhadas pela professora. Destacamos que a linguagem Matemática precisa ser considerada juntamente com as outras linguagens no cotidiano da turma de Educação Infantil, pois as crianças usam a Matemática diariamente e informalmente nas brincadeiras dentro da sala de aula, nas brincadeiras externas, na praça da escola e no lanche. |
id |
CLAEC-1_4d2de2ee7cd077f190a898f3d5b200e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1162 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidianoEducação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano.Este artigo faz um recorte nas discussões apresentadas no Mestrado em Educação que aborda os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos, de uma escola pública do Município de Campo Novo/RS. Consideramos a seguinte questão norteadora: Em quais situações a Matemática é considerada em uma turma de educação infantil? Para tanto, realizamos uma observação participante em uma turma de vinte alunos, de quatro anos de idade durante uma semana. Com base em Ferro (2016), Barbosa (2009), Pacheco (2017) entre outros, foram realizadas análises a partir dos relatos das aulas observadas, destacando situações que envolviam a linguagem Matemática. As análises apontam que a Matemática está presente em algumas situações do cotidiano escolar, principalmente nas conversas entre as crianças, nas brincadeiras livres, na exploração do canto do Mercado e nas situações encaminhadas pela professora. Destacamos que a linguagem Matemática precisa ser considerada juntamente com as outras linguagens no cotidiano da turma de Educação Infantil, pois as crianças usam a Matemática diariamente e informalmente nas brincadeiras dentro da sala de aula, nas brincadeiras externas, na praça da escola e no lanche.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/116210.23899/relacult.v5i4.1162RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1162/658Copyright (c) 2019 Carla Renati Andriguettoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndriguetto, Carla Renati2019-05-06T01:38:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1162Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:43RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
title |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
spellingShingle |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano Andriguetto, Carla Renati Educação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano. |
title_short |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
title_full |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
title_fullStr |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
title_full_unstemmed |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
title_sort |
A Matemática em uma turma de Educação Infantil: algumas situações do cotidiano |
author |
Andriguetto, Carla Renati |
author_facet |
Andriguetto, Carla Renati |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriguetto, Carla Renati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano. |
topic |
Educação Infantil. Linguagem Matemática. Cotidiano. |
description |
Este artigo faz um recorte nas discussões apresentadas no Mestrado em Educação que aborda os usos matemáticos de uma turma de Educação Infantil, de crianças de 4 anos, de uma escola pública do Município de Campo Novo/RS. Consideramos a seguinte questão norteadora: Em quais situações a Matemática é considerada em uma turma de educação infantil? Para tanto, realizamos uma observação participante em uma turma de vinte alunos, de quatro anos de idade durante uma semana. Com base em Ferro (2016), Barbosa (2009), Pacheco (2017) entre outros, foram realizadas análises a partir dos relatos das aulas observadas, destacando situações que envolviam a linguagem Matemática. As análises apontam que a Matemática está presente em algumas situações do cotidiano escolar, principalmente nas conversas entre as crianças, nas brincadeiras livres, na exploração do canto do Mercado e nas situações encaminhadas pela professora. Destacamos que a linguagem Matemática precisa ser considerada juntamente com as outras linguagens no cotidiano da turma de Educação Infantil, pois as crianças usam a Matemática diariamente e informalmente nas brincadeiras dentro da sala de aula, nas brincadeiras externas, na praça da escola e no lanche. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1162 10.23899/relacult.v5i4.1162 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1162 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1162/658 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carla Renati Andriguetto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Carla Renati Andriguetto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490519879680 |