Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonow Boeira, Vívian
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araujo, Jair Jonko
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1752
Resumo: ResumoO artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem por intuito investigar as estratégias utilizadas no IFSul – Câmpus Pelotas para colocar em prática as políticas afirmativas implantadas no Brasil relativas à inclusão. Busca-se, assim, compreender as ações voltadas em prol das diversidades, especificamente políticas voltadas para questões étnico-raciais, de deficiências físicas e de gênero, considerando o trabalho de três Núcleos de Atendimento – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, com referencial de Bogdan e Biklen (1994). A compreensão do contexto tem por base o levantamento documental, a partir de leis, decretos, documentos institucionais, entre outros textos que culminaram na regulação dessas práticas. De modo a compreender quais são as negociações, conflitos, influências e estratégias para as decisões e ações que envolvem discentes e servidores, no âmbito do Câmpus Pelotas, serão realizadas, na continuidade da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com sujeitos participantes dos núcleos. O estudo encontra-se ainda em fase inicial, correspondente ao diagnóstico do contexto.  
id CLAEC-1_5d5730e13eb6edc8032a33cadb44e9e4
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmicaDiversidadeInclusãoNúcleosPolíticas AfirmativasPráticas.ResumoO artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem por intuito investigar as estratégias utilizadas no IFSul – Câmpus Pelotas para colocar em prática as políticas afirmativas implantadas no Brasil relativas à inclusão. Busca-se, assim, compreender as ações voltadas em prol das diversidades, especificamente políticas voltadas para questões étnico-raciais, de deficiências físicas e de gênero, considerando o trabalho de três Núcleos de Atendimento – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, com referencial de Bogdan e Biklen (1994). A compreensão do contexto tem por base o levantamento documental, a partir de leis, decretos, documentos institucionais, entre outros textos que culminaram na regulação dessas práticas. De modo a compreender quais são as negociações, conflitos, influências e estratégias para as decisões e ações que envolvem discentes e servidores, no âmbito do Câmpus Pelotas, serão realizadas, na continuidade da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com sujeitos participantes dos núcleos. O estudo encontra-se ainda em fase inicial, correspondente ao diagnóstico do contexto.  Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/175210.23899/relacult.v6i4.1752RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1752/1151Copyright (c) 2020 Vívian Bonow Boeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessBonow Boeira, VívianAraujo, Jair Jonko2020-10-25T19:57:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1752Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
title Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
spellingShingle Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
Bonow Boeira, Vívian
Diversidade
Inclusão
Núcleos
Políticas Afirmativas
Práticas.
title_short Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
title_full Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
title_fullStr Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
title_full_unstemmed Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
title_sort Núcleos de Atendimento no Ifsul – Câmpus Pelotas: Uma reflexão sobre as Políticas Educacionais voltadas à diversidade acadêmica
author Bonow Boeira, Vívian
author_facet Bonow Boeira, Vívian
Araujo, Jair Jonko
author_role author
author2 Araujo, Jair Jonko
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonow Boeira, Vívian
Araujo, Jair Jonko
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Inclusão
Núcleos
Políticas Afirmativas
Práticas.
topic Diversidade
Inclusão
Núcleos
Políticas Afirmativas
Práticas.
description ResumoO artigo refere-se a uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem por intuito investigar as estratégias utilizadas no IFSul – Câmpus Pelotas para colocar em prática as políticas afirmativas implantadas no Brasil relativas à inclusão. Busca-se, assim, compreender as ações voltadas em prol das diversidades, especificamente políticas voltadas para questões étnico-raciais, de deficiências físicas e de gênero, considerando o trabalho de três Núcleos de Atendimento – Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). A pesquisa propõe uma abordagem qualitativa, com referencial de Bogdan e Biklen (1994). A compreensão do contexto tem por base o levantamento documental, a partir de leis, decretos, documentos institucionais, entre outros textos que culminaram na regulação dessas práticas. De modo a compreender quais são as negociações, conflitos, influências e estratégias para as decisões e ações que envolvem discentes e servidores, no âmbito do Câmpus Pelotas, serão realizadas, na continuidade da pesquisa, entrevistas semiestruturadas com sujeitos participantes dos núcleos. O estudo encontra-se ainda em fase inicial, correspondente ao diagnóstico do contexto.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1752
10.23899/relacult.v6i4.1752
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1752
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i4.1752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1752/1151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Vívian Bonow Boeira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Vívian Bonow Boeira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v6i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492467085312