AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG: PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE POSSIBILITAM UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ASPECTOS DA DIVERSIDADE PRESENTES NA UNIVERSIDADE
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Didática Sistêmica |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11076 |
Resumo: | Este trabalho objetiva apresentar e compreender as políticas de Ações Afirmativas principalmente na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a partir de um apanhado de princípios e conceitos internacionais, nacionais e locais que possibilitam a reflexão acerca dos diferentes aspectos da diversidade presentes na Universidade. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico histórico e conceitual da relação destas políticas com a reparação histórica dos indivíduos, que no decorrer dos tempos foram, e ainda são, discriminados, seja racialmente, historicamente ou socialmente. Dessa forma, as Ações Afirmativas desconstroem discursos e acarreta a reinvenção de novas práticas educativas e relações interpessoais na Universidade, mas, por vezes, se torna uma política discriminada por não oportunizarem a reflexão sobre o assunto. |
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AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NA FURG: PRINCÍPIOS E CONCEITOS QUE POSSIBILITAM UMA REFLEXÃO ACERCA DOS DIFERENTES ASPECTOS DA DIVERSIDADE PRESENTES NA UNIVERSIDADEAções Afirmativas. Políticas públicas. Diversidade. Universidade.Este trabalho objetiva apresentar e compreender as políticas de Ações Afirmativas principalmente na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, a partir de um apanhado de princípios e conceitos internacionais, nacionais e locais que possibilitam a reflexão acerca dos diferentes aspectos da diversidade presentes na Universidade. Para tanto foi realizado um levantamento bibliográfico histórico e conceitual da relação destas políticas com a reparação histórica dos indivíduos, que no decorrer dos tempos foram, e ainda são, discriminados, seja racialmente, historicamente ou socialmente. Dessa forma, as Ações Afirmativas desconstroem discursos e acarreta a reinvenção de novas práticas educativas e relações interpessoais na Universidade, mas, por vezes, se torna uma política discriminada por não oportunizarem a reflexão sobre o assunto.Lepidus2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/1107610.14295/rds.v21i2.11076Revista Didática Sistêmica; v. 21 n. 2 (2019); 60-721809-3108reponame:Revista Didática Sistêmicainstname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/redsis/article/view/11076/7608Copyright (c) 2020 Revista Didática Sistêmicainfo:eu-repo/semantics/openAccessJardim, Daniele BarrosCalloni, Humberto2020-08-07T14:59:11Zoai:periodicos.furg.br:article/11076Revistahttps://periodicos.furg.br/redsisPUBhttps://periodicos.furg.br/redsis/oairevdidaticasistemica@furg.br || angelabersch@gmail.com1809-31081809-3108opendoar:2020-08-07T14:59:11Revista Didática Sistêmica - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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