Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Cruz, Gislei
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Brandão Machado, Juliana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1306
Resumo: O presente artigo analisa o conceito de trabalho colaborativo como formação continuada entre os professores, considerando a mediação da aprendizagem ubíqua. O objetivo é verificar a relevância e as possibilidades do trabalho colaborativo entre as professoras que atuam em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais em uma escola pública municipal. As perguntas centrais que orientam este trabalho são: Quais as contribuições do trabalho colaborativo entre os professores? De que maneira as experiências compartilhadas, mediadas pela aprendizagem ubíqua, contribuem na formação continuada de ambos os profissionais? Como são organizadas as ações da prática pedagógica para a turma? O PPP trata a prática do professor na escola como formação continuada dos profissionais envolvidos na sala de aula? A investigação caracteriza-se como uma abordagem qualitativa através da entrevista semiestruturada e a observação direta das ações dos professores na sala de aula. Os conceitos centrais que fundamentam este trabalho são trabalho colaborativo, formação continuada, cibercultura e aprendizagem ubíqua. A análise relata as experiências e as práticas dos professores na sala de aula, com os sucessos alcançados e as dificuldades encontradas que serviram de base para a reconfiguração, reestruturação e organização da atividade pedagógica na sala de aula. O artigo pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre as possibilidades do trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua.  
id CLAEC-1_68f60f28b48da8e5e38b3c3a441477bc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1306
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciaisCiências Humanas, EducaçãoCibercultura; Colaboração; Formação Continuada; UbíquaO presente artigo analisa o conceito de trabalho colaborativo como formação continuada entre os professores, considerando a mediação da aprendizagem ubíqua. O objetivo é verificar a relevância e as possibilidades do trabalho colaborativo entre as professoras que atuam em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais em uma escola pública municipal. As perguntas centrais que orientam este trabalho são: Quais as contribuições do trabalho colaborativo entre os professores? De que maneira as experiências compartilhadas, mediadas pela aprendizagem ubíqua, contribuem na formação continuada de ambos os profissionais? Como são organizadas as ações da prática pedagógica para a turma? O PPP trata a prática do professor na escola como formação continuada dos profissionais envolvidos na sala de aula? A investigação caracteriza-se como uma abordagem qualitativa através da entrevista semiestruturada e a observação direta das ações dos professores na sala de aula. Os conceitos centrais que fundamentam este trabalho são trabalho colaborativo, formação continuada, cibercultura e aprendizagem ubíqua. A análise relata as experiências e as práticas dos professores na sala de aula, com os sucessos alcançados e as dificuldades encontradas que serviram de base para a reconfiguração, reestruturação e organização da atividade pedagógica na sala de aula. O artigo pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre as possibilidades do trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua.  Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturados Santos Cruz, GisleiBrandão Machado, Juliana2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/130610.23899/relacult.v5i4.1306RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1306/878Direitos autorais 2019 Gislei dos Santos Cruz, Juliana Brandão Machadohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:07:57Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1306Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:49.341RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
title Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
spellingShingle Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
dos Santos Cruz, Gislei
Ciências Humanas, Educação
Cibercultura; Colaboração; Formação Continuada; Ubíqua
title_short Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
title_full Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
title_fullStr Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
title_full_unstemmed Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
title_sort Trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua: Formação continuada entre as professoras que atuam no primeiro ano dos anos iniciais
author dos Santos Cruz, Gislei
author_facet dos Santos Cruz, Gislei
Brandão Machado, Juliana
author_role author
author2 Brandão Machado, Juliana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Cruz, Gislei
Brandão Machado, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas, Educação
Cibercultura; Colaboração; Formação Continuada; Ubíqua
topic Ciências Humanas, Educação
Cibercultura; Colaboração; Formação Continuada; Ubíqua
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo analisa o conceito de trabalho colaborativo como formação continuada entre os professores, considerando a mediação da aprendizagem ubíqua. O objetivo é verificar a relevância e as possibilidades do trabalho colaborativo entre as professoras que atuam em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais em uma escola pública municipal. As perguntas centrais que orientam este trabalho são: Quais as contribuições do trabalho colaborativo entre os professores? De que maneira as experiências compartilhadas, mediadas pela aprendizagem ubíqua, contribuem na formação continuada de ambos os profissionais? Como são organizadas as ações da prática pedagógica para a turma? O PPP trata a prática do professor na escola como formação continuada dos profissionais envolvidos na sala de aula? A investigação caracteriza-se como uma abordagem qualitativa através da entrevista semiestruturada e a observação direta das ações dos professores na sala de aula. Os conceitos centrais que fundamentam este trabalho são trabalho colaborativo, formação continuada, cibercultura e aprendizagem ubíqua. A análise relata as experiências e as práticas dos professores na sala de aula, com os sucessos alcançados e as dificuldades encontradas que serviram de base para a reconfiguração, reestruturação e organização da atividade pedagógica na sala de aula. O artigo pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre as possibilidades do trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua.  
description O presente artigo analisa o conceito de trabalho colaborativo como formação continuada entre os professores, considerando a mediação da aprendizagem ubíqua. O objetivo é verificar a relevância e as possibilidades do trabalho colaborativo entre as professoras que atuam em uma turma de primeiro ano dos anos iniciais em uma escola pública municipal. As perguntas centrais que orientam este trabalho são: Quais as contribuições do trabalho colaborativo entre os professores? De que maneira as experiências compartilhadas, mediadas pela aprendizagem ubíqua, contribuem na formação continuada de ambos os profissionais? Como são organizadas as ações da prática pedagógica para a turma? O PPP trata a prática do professor na escola como formação continuada dos profissionais envolvidos na sala de aula? A investigação caracteriza-se como uma abordagem qualitativa através da entrevista semiestruturada e a observação direta das ações dos professores na sala de aula. Os conceitos centrais que fundamentam este trabalho são trabalho colaborativo, formação continuada, cibercultura e aprendizagem ubíqua. A análise relata as experiências e as práticas dos professores na sala de aula, com os sucessos alcançados e as dificuldades encontradas que serviram de base para a reconfiguração, reestruturação e organização da atividade pedagógica na sala de aula. O artigo pretende trazer uma contribuição para a discussão sobre as possibilidades do trabalho colaborativo mediado pela aprendizagem ubíqua.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1306
10.23899/relacult.v5i4.1306
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1306
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1306
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1306/878
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Gislei dos Santos Cruz, Juliana Brandão Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Gislei dos Santos Cruz, Juliana Brandão Machado
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121103649275904