APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Alves, Elaine Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821
Resumo: O fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins.
id UNIT-2_4af53ea398900de35fb41e0e27a64e77
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5821
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUOCibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. FacebookO fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/582110.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 17-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821/2917Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, BentoAlves, Elaine Jesus2020-11-18T20:46:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5821Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.806940Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
title APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
spellingShingle APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
Silva, Bento
Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook
title_short APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
title_full APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
title_fullStr APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
title_full_unstemmed APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
title_sort APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
author Silva, Bento
author_facet Silva, Bento
Alves, Elaine Jesus
author_role author
author2 Alves, Elaine Jesus
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bento
Alves, Elaine Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook
topic Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook
description O fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821
10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821/2917
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 17-28
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614322028545