APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821 |
Resumo: | O fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins. |
id |
UNIT-2_4af53ea398900de35fb41e0e27a64e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5821 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUOCibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. FacebookO fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/582110.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 17-282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821/2917Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, BentoAlves, Elaine Jesus2020-11-18T20:46:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5821Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.806940Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
title |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO Silva, Bento Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook |
title_short |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
title_full |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
title_sort |
APRENDIZAGEM NA CIBERCULTURA: UM NOVO OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DIGITAL NO CONTEXTO EDUCATIVO UBÍQUO |
author |
Silva, Bento |
author_facet |
Silva, Bento Alves, Elaine Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Elaine Jesus |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Bento Alves, Elaine Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook |
topic |
Cibercultura. Aprendizagem Ubíqua. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Facebook |
description |
O fenômeno da cibercultura representa o cenário em que ocorre as mudanças sentidas na educação e formas de aprender neste século XXI. Este artigo parte do pressuposto que vivemos na emergência de uma sociedade cibercultural, em tempos de mobilidade e ubiquidade e que, portanto, a aprendizagem pode ocorrer em diferentes lugares, com diversos dispositivos tecnológicos, a qualquer tempo, e não restritamente no ambiente escolar. Pretendese refletir sobre o conceito de aprendizagem ubíqua ou aberta (SANTAELLA, 2013), em que os dispositivos não são apenas meios mas constituem estratégias de empoderamento pedagógico (SILVA, 2001), devendo os docentes possuir formação adequada voltada para a literacia digital. Iniciamos o artigo com uma discussão sobre mudanças de cenários decorrentes do fenômeno da cibercultura que implica nas formas de aprender e se ensinar. Apresentamos ao final do texto a experiência do uso da rede social Facebook no contexto educativo ubíquo de um curso de formação de servidores públicos na Universidade Federal do Tocantins. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821 10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v6n3p17-28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5821/2917 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 17-28 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v6n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614322028545 |