Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261 |
Resumo: | Este artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais. |
id |
CLAEC-1_6957407a50cc81eec4c44a72d5674206 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolarescolaexperiênciagestãopassividadepsicologiaEste artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/26110.23899/relacult.v2i4.261RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 134-1472525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261/114Copyright (c) 2017 João Paulino Perini, Sabrina Alves de Souza, Eslen Delanogare, Douglas Flores de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerini, João PaulinoSouza, Sabrina Alves deDelanogare, EslenOliveira, Douglas Flores de2017-05-20T19:51:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
title |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
spellingShingle |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar Perini, João Paulino escola experiência gestão passividade psicologia |
title_short |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
title_full |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
title_fullStr |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
title_sort |
Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar |
author |
Perini, João Paulino |
author_facet |
Perini, João Paulino Souza, Sabrina Alves de Delanogare, Eslen Oliveira, Douglas Flores de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Sabrina Alves de Delanogare, Eslen Oliveira, Douglas Flores de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perini, João Paulino Souza, Sabrina Alves de Delanogare, Eslen Oliveira, Douglas Flores de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola experiência gestão passividade psicologia |
topic |
escola experiência gestão passividade psicologia |
description |
Este artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261 10.23899/relacult.v2i4.261 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v2i4.261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261/114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 134-147 2525-7870 10.23899/relacult.v2i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042488223498240 |