Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perini, João Paulino
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Sabrina Alves de, Delanogare, Eslen, Oliveira, Douglas Flores de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261
Resumo: Este artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais.
id CLAEC-1_6957407a50cc81eec4c44a72d5674206
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolarescolaexperiênciagestãopassividadepsicologiaEste artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/26110.23899/relacult.v2i4.261RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 134-1472525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261/114Copyright (c) 2017 João Paulino Perini, Sabrina Alves de Souza, Eslen Delanogare, Douglas Flores de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessPerini, João PaulinoSouza, Sabrina Alves deDelanogare, EslenOliveira, Douglas Flores de2017-05-20T19:51:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/261Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
title Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
spellingShingle Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
Perini, João Paulino
escola
experiência
gestão
passividade
psicologia
title_short Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
title_full Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
title_fullStr Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
title_sort Relato de experiência sobre a reflexão da conduta passiva em ambiente escolar
author Perini, João Paulino
author_facet Perini, João Paulino
Souza, Sabrina Alves de
Delanogare, Eslen
Oliveira, Douglas Flores de
author_role author
author2 Souza, Sabrina Alves de
Delanogare, Eslen
Oliveira, Douglas Flores de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perini, João Paulino
Souza, Sabrina Alves de
Delanogare, Eslen
Oliveira, Douglas Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv escola
experiência
gestão
passividade
psicologia
topic escola
experiência
gestão
passividade
psicologia
description Este artigo trata-se do relato de experiência sobre um trabalho de estágio desenvolvido no curso de Psicologia de uma universidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, o qual consiste em abordagem com professores e alunos de uma escola pública de ensino fundamental. O objetivo foi proporcionar discussões para a qualificação das relações do professor com seus pares e com a profissão. Participaram das reuniões cerca de 15 professores de maio à julho de 2016. Paralelamente, no mesmo período, 20 alunos do 9° ano participaram de encontros de atualização dos significados das atuações institucionais em ambiente escolar. A partir da ótica psicológica de Martinez, Lück, entre outros, foram elaboradas práticas que corroboraram a movimentação institucional para a elaboração de estratégias de participação ativa dos membros da gestão, coordenação e professores na rotina escolar. Os encontros e reuniões tiveram a participação da gestão, que ao final do estágio tomou postura ativa na condução participativa dos problemas institucionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261
10.23899/relacult.v2i4.261
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/261/114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 134-147
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488223498240