ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DELANOGARE, Eslen
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Perini, João Paulino, De Souza, Sabrina Alves, Píber, Lizete Diguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/260
Resumo: Este artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho realizado na forma de Análise Institucional com um grupo de professores do turno da manhã de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e proporcionar a possibilidade de uma autoanálise e autogestão da instituição, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas e relatadas em diários de campo. Com isso, proporcionou-se aos entrevistados a possibilidade de realizar uma reflexão a respeito de sua prática. Através da análise das entrevistas, percebeu-se que a problemática demandada da instituição diverge da problemática encontrada na analise, tornando evidente a presença de uma ideia errônea entre os membros da instituição em relação às atividades supostamente corretas exercitadas por eles. A experiência permitiu conhecer a força do instituído em uma instituição e modificar a postura do analista dentro da mesma. 
id CLAEC-1_6b0f7526f851af0f519e591aad9ee728
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAAnálise InstitucionalDocênciaEnsinoInstituiçãoEste artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho realizado na forma de Análise Institucional com um grupo de professores do turno da manhã de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e proporcionar a possibilidade de uma autoanálise e autogestão da instituição, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas e relatadas em diários de campo. Com isso, proporcionou-se aos entrevistados a possibilidade de realizar uma reflexão a respeito de sua prática. Através da análise das entrevistas, percebeu-se que a problemática demandada da instituição diverge da problemática encontrada na analise, tornando evidente a presença de uma ideia errônea entre os membros da instituição em relação às atividades supostamente corretas exercitadas por eles. A experiência permitiu conhecer a força do instituído em uma instituição e modificar a postura do analista dentro da mesma. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/26010.23899/relacult.v2i4.260RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 116-1242525-787010.23899/relacult.v2i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/260/112Copyright (c) 2017 Eslen DELANOGARE, João Paulino Perini, Sabrina Alves De Souza, Lizete Diguez Píberinfo:eu-repo/semantics/openAccessDELANOGARE, EslenPerini, João PaulinoDe Souza, Sabrina AlvesPíber, Lizete Diguez2017-05-20T19:51:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/260Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2017-05-20T19:51:51RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DELANOGARE, Eslen
Análise Institucional
Docência
Ensino
Instituição
title_short ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort ANÁLISE INSTITUCIONAL COM FOCO NA DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author DELANOGARE, Eslen
author_facet DELANOGARE, Eslen
Perini, João Paulino
De Souza, Sabrina Alves
Píber, Lizete Diguez
author_role author
author2 Perini, João Paulino
De Souza, Sabrina Alves
Píber, Lizete Diguez
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DELANOGARE, Eslen
Perini, João Paulino
De Souza, Sabrina Alves
Píber, Lizete Diguez
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Institucional
Docência
Ensino
Instituição
topic Análise Institucional
Docência
Ensino
Instituição
description Este artigo trata-se de um relato de experiência referente a um trabalho realizado na forma de Análise Institucional com um grupo de professores do turno da manhã de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental localizada na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Com o objetivo de realizar um diagnóstico organizacional e proporcionar a possibilidade de uma autoanálise e autogestão da instituição, foram utilizadas observações e entrevistas semiestruturadas que posteriormente foram analisadas e relatadas em diários de campo. Com isso, proporcionou-se aos entrevistados a possibilidade de realizar uma reflexão a respeito de sua prática. Através da análise das entrevistas, percebeu-se que a problemática demandada da instituição diverge da problemática encontrada na analise, tornando evidente a presença de uma ideia errônea entre os membros da instituição em relação às atividades supostamente corretas exercitadas por eles. A experiência permitiu conhecer a força do instituído em uma instituição e modificar a postura do analista dentro da mesma. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/260
10.23899/relacult.v2i4.260
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/260
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v2i4.260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/260/112
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2 (2016): Edição Especial - II EHM; 116-124
2525-7870
10.23899/relacult.v2i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488221401088