Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Marcos Kuszner dos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Fernanda Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/410
Resumo: O artigo a ser apresentado versará sobre as práticas dos integrantes do projeto de pesquisa “Leituras do Drama Contemporâneo” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta surgiu a partir do anseio de ampliar os conhecimentos acerca da dramaturgia contemporânea, que não é amplamente contemplada no currículo da Licenciatura em Teatro da UFPel, visto que o mesmo compreende uma gama muito extensa de conteúdos, que abarca desde o que se entende por teatro na pré-história até a contemporaneidade. O grupo se propõe a estudar a literatura dramática produzida a partir do fim do século XX até os dias de hoje, realizando leituras dramáticas abertas à comunidade (acadêmica ou não) no encerramento de cada ciclo de estudo (executado no pequeno grupo) de peça e/ou autor. Antes do surgimento desta iniciativa, no curso de Teatro, não se faziam leituras dramáticas apenas para conhecimento de textos com periodicidade definida. O objetivo das leituras públicas é trazer ao conhecimento das pessoas a existência das peças e de seus autores. Para tal, os integrantes do projeto (todos acadêmicos de Teatro somados à coordenadora, também professora do curso) possuem liberdade para organizar as formas como explorarão os textos. O artigo pretende investigar a leitura dramática como um ponto entre a dramaturgia enquanto literatura e encenação, analisando o conceito de teatralidade na sistematização e realização das leituras dramáticas realizadas pelo grupo até então.
id CLAEC-1_6b6e48b9d4700f1e0ae76769bd2f566f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenaçãodramaturgia contemporâneaencenaçãoleitura dramáticateatralidadeO artigo a ser apresentado versará sobre as práticas dos integrantes do projeto de pesquisa “Leituras do Drama Contemporâneo” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta surgiu a partir do anseio de ampliar os conhecimentos acerca da dramaturgia contemporânea, que não é amplamente contemplada no currículo da Licenciatura em Teatro da UFPel, visto que o mesmo compreende uma gama muito extensa de conteúdos, que abarca desde o que se entende por teatro na pré-história até a contemporaneidade. O grupo se propõe a estudar a literatura dramática produzida a partir do fim do século XX até os dias de hoje, realizando leituras dramáticas abertas à comunidade (acadêmica ou não) no encerramento de cada ciclo de estudo (executado no pequeno grupo) de peça e/ou autor. Antes do surgimento desta iniciativa, no curso de Teatro, não se faziam leituras dramáticas apenas para conhecimento de textos com periodicidade definida. O objetivo das leituras públicas é trazer ao conhecimento das pessoas a existência das peças e de seus autores. Para tal, os integrantes do projeto (todos acadêmicos de Teatro somados à coordenadora, também professora do curso) possuem liberdade para organizar as formas como explorarão os textos. O artigo pretende investigar a leitura dramática como um ponto entre a dramaturgia enquanto literatura e encenação, analisando o conceito de teatralidade na sistematização e realização das leituras dramáticas realizadas pelo grupo até então.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/41010.23899/relacult.v3i2.410RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - V EnProCult; 54-642525-787010.23899/relacult.v3i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/410/204Copyright (c) 2017 Marcos Kuszner dos Santos, Fernanda Vieira Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Marcos Kuszner dosFernandes, Fernanda Vieira2021-04-30T04:34:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/410Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-04-30T04:34:30RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
title Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
spellingShingle Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
Santos, Marcos Kuszner dos
dramaturgia contemporânea
encenação
leitura dramática
teatralidade
title_short Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
title_full Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
title_fullStr Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
title_full_unstemmed Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
title_sort Teatralidade(s) na pesquisa acadêmica: o espaço entre a dramaturgia e a encenação
author Santos, Marcos Kuszner dos
author_facet Santos, Marcos Kuszner dos
Fernandes, Fernanda Vieira
author_role author
author2 Fernandes, Fernanda Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Marcos Kuszner dos
Fernandes, Fernanda Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv dramaturgia contemporânea
encenação
leitura dramática
teatralidade
topic dramaturgia contemporânea
encenação
leitura dramática
teatralidade
description O artigo a ser apresentado versará sobre as práticas dos integrantes do projeto de pesquisa “Leituras do Drama Contemporâneo” da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A proposta surgiu a partir do anseio de ampliar os conhecimentos acerca da dramaturgia contemporânea, que não é amplamente contemplada no currículo da Licenciatura em Teatro da UFPel, visto que o mesmo compreende uma gama muito extensa de conteúdos, que abarca desde o que se entende por teatro na pré-história até a contemporaneidade. O grupo se propõe a estudar a literatura dramática produzida a partir do fim do século XX até os dias de hoje, realizando leituras dramáticas abertas à comunidade (acadêmica ou não) no encerramento de cada ciclo de estudo (executado no pequeno grupo) de peça e/ou autor. Antes do surgimento desta iniciativa, no curso de Teatro, não se faziam leituras dramáticas apenas para conhecimento de textos com periodicidade definida. O objetivo das leituras públicas é trazer ao conhecimento das pessoas a existência das peças e de seus autores. Para tal, os integrantes do projeto (todos acadêmicos de Teatro somados à coordenadora, também professora do curso) possuem liberdade para organizar as formas como explorarão os textos. O artigo pretende investigar a leitura dramática como um ponto entre a dramaturgia enquanto literatura e encenação, analisando o conceito de teatralidade na sistematização e realização das leituras dramáticas realizadas pelo grupo até então.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/410
10.23899/relacult.v3i2.410
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/410
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i2.410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/410/204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Kuszner dos Santos, Fernanda Vieira Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Marcos Kuszner dos Santos, Fernanda Vieira Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - V EnProCult; 54-64
2525-7870
10.23899/relacult.v3i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042488350375936