Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa, Victor Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214996
Resumo: A presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti.
id UNSP_be7a8a0bdeec1781337855530ceb24a5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/214996
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênicoUnstable and affective compositions: the play script as a performing bodyDramaturgia contemporâneaCorpoAcontecimento teatralA presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti.The present thesis frames the concept of dramaturgy to research its textual aspects and reflect upon playwriting creative processes through a relation among text, body and performing act. To establish the connections between creative processes and those other concepts, I immerge in my own artistic trajectory as a play writer inside collective productions and thus consider some possible creation procedures, proposing three attitudes to create a dramaturgy that may affect the unstable composition of the theatrical phenomenon: to overthrow the demiurge; to walk vulnerably; and to happen in conviviality. These actions initiate at an epistemology tied to the performance studies proposed by Érika Fischer-Lichte and use, as theoretical operators, the concepts of body by Baruch Spinoza and scenic event by the Argentinian researcher Jorge Dubatti.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vinicius Torres [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nóvoa, Victor Silva2021-11-04T20:31:33Z2021-11-04T20:31:33Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21499633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-01T06:18:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:50:42.894134Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
Unstable and affective compositions: the play script as a performing body
title Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
spellingShingle Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
Nóvoa, Victor Silva
Dramaturgia contemporânea
Corpo
Acontecimento teatral
title_short Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
title_full Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
title_fullStr Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
title_full_unstemmed Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
title_sort Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
author Nóvoa, Victor Silva
author_facet Nóvoa, Victor Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Vinicius Torres [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nóvoa, Victor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Dramaturgia contemporânea
Corpo
Acontecimento teatral
topic Dramaturgia contemporânea
Corpo
Acontecimento teatral
description A presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-04T20:31:33Z
2021-11-04T20:31:33Z
2021-09-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/214996
33004013063P4
url http://hdl.handle.net/11449/214996
identifier_str_mv 33004013063P4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129365820571648