Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/214996 |
Resumo: | A presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti. |
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Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênicoUnstable and affective compositions: the play script as a performing bodyDramaturgia contemporâneaCorpoAcontecimento teatralA presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti.The present thesis frames the concept of dramaturgy to research its textual aspects and reflect upon playwriting creative processes through a relation among text, body and performing act. To establish the connections between creative processes and those other concepts, I immerge in my own artistic trajectory as a play writer inside collective productions and thus consider some possible creation procedures, proposing three attitudes to create a dramaturgy that may affect the unstable composition of the theatrical phenomenon: to overthrow the demiurge; to walk vulnerably; and to happen in conviviality. These actions initiate at an epistemology tied to the performance studies proposed by Érika Fischer-Lichte and use, as theoretical operators, the concepts of body by Baruch Spinoza and scenic event by the Argentinian researcher Jorge Dubatti.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Machado, Vinicius Torres [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nóvoa, Victor Silva2021-11-04T20:31:33Z2021-11-04T20:31:33Z2021-09-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21499633004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/214996Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:16Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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