Composições instáveis e afetivas: o texto teatral como um corpo cênico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nóvoa, Victor Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/214996
Resumo: A presente dissertação estabelece um recorte do conceito de dramaturgia para pesquisar os seus aspectos textuais e refletir sobre processos criativos de escrita teatral a partir de um agenciamento entre texto, corpo e acontecimento cênico. Para efetuar a relação entre processos criativos e esses conceitos, faço uma imersão na minha trajetória como artista que escreve para a cena em modo de produção em grupo e assim reflito algumas possibilidades de procedimentos propondo três atitudes para criar uma dramaturgia que possa afetar a composição instável do fenômeno teatral: derrubar o demiurgo, caminhar vulnerável e acontecer em convívio. Essas ações partem de uma epistemologia vinculada aos estudos da performance proposta por Érika Fischer-Lichte e utilizo como operadores teóricos os conceitos de corpo de Baruch Spinoza e o de acontecimento cênico do pesquisador argentino Jorge Dubatti.
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