“Com a nossa lei não há, levando ao mundo inteiro, a bandeira de Oxalá”: Uma análise do racismo colonial nas religiões afro-brasileiras sob a ótica criminológica crítica
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2304 |
Resumo: | This present work aims to deconstruct traditional knowledge. Deconstruct, through decoloniality, the view of religions of African origins, from batuque to Umbanda, and especially the latter, and how its criminalization since Colonial Brazil is currently harming mystical practitioners and sympathizers with such. In this way, the general objective is to critically analyze, through the critical theory of human rights and the critical criminology produced in the periphery, how the prohibitions of cults and colonialism, through Eurocentrism, produce current prejudices and intolerance, in order to thinking along the way how to overcome these (pre)concepts. The qualitative method is used, with the use of a bibliographic and documentary stage, analyzing so that we can achieve the proposed objective. |
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“Com a nossa lei não há, levando ao mundo inteiro, a bandeira de Oxalá”: Uma análise do racismo colonial nas religiões afro-brasileiras sob a ótica criminológica críticaCriminología derechos humanos; racismo; umbandaCriminology; human rights; racism; umbanda.CriminologiaDireitos humanosracismoumbandaCriminologie ; droits humains; racisme; ombanda.This present work aims to deconstruct traditional knowledge. Deconstruct, through decoloniality, the view of religions of African origins, from batuque to Umbanda, and especially the latter, and how its criminalization since Colonial Brazil is currently harming mystical practitioners and sympathizers with such. In this way, the general objective is to critically analyze, through the critical theory of human rights and the critical criminology produced in the periphery, how the prohibitions of cults and colonialism, through Eurocentrism, produce current prejudices and intolerance, in order to thinking along the way how to overcome these (pre)concepts. The qualitative method is used, with the use of a bibliographic and documentary stage, analyzing so that we can achieve the proposed objective.El presente trabajo tiene como objetivo deconstruir el conocimiento tradicional. Deconstruir, a través de la decolonialidad, la visión de las religiones de origen africano, desde el batuque hasta la umbanda, y especialmente esta última, y cómo su criminalización desde el Brasil colonial está perjudicando actualmente a los practicantes místicos y simpatizantes de las mismas. De esta forma, el objetivo general es analizar críticamente, a través de la teoría crítica de los derechos humanos y la criminología crítica producida en la periferia, cómo las prohibiciones de cultos y el colonialismo, a través del eurocentrismo, producen prejuicios e intolerancias actuales, para pensar en conjunto. la manera de cómo superar estos (pre)conceptos. Se utiliza el método cualitativo, con el uso de un escenario bibliográfico y documental, analizando para que podamos lograr el objetivo propuesto.Ce présent travail vise à déconstruire les savoirs traditionnels. Déconstruire, à travers la décolonialité, le regard porté sur les religions d'origine africaine, du batuque à l'Umbanda, et surtout à cette dernière, et comment sa criminalisation depuis le Brésil colonial nuit actuellement aux mystiques pratiquants et sympathisants de ceux-ci. De cette façon, l'objectif général est d'analyser de manière critique, à travers la théorie critique des droits de l'homme et la criminologie critique produite dans la périphérie, comment les interdictions des sectes et le colonialisme, à travers l'eurocentrisme, produisent les préjugés et l'intolérance actuels, afin de penser comment dépasser ces (pré)concepts. La méthode qualitative est utilisée, avec l'utilisation d'une étape bibliographique et documentaire, d'analyse afin que nous puissions atteindre l'objectif proposé.Este trabalho tem como objetivo desconstruir saberes tradicionais. Desconstruir por meio da decolonialidade a visão tida das religiões de matrizes africanas, desde o batuque até a umbanda, e, especialmente esta última, como sua criminalização desde o Brasil Colônia vem nos dias de hoje prejudicando os praticantes místicos e simpatizantes. Desta forma, o objetivo geral é analisar criticamente, por meio da teoria crítica dos direitos humanos e da criminologia crítica produzida na periferia, como as proibições de cultos e o colonialismo, por meio do eurocentrismo, produzem os preconceitos e intolerância atuais, de forma a pensar pelas margens como superar estes (pré)conceitos. Utiliza-se o método qualitativo, com emprego de etapa bibliográfica e documental, para que possamos alcançar o objetivo proposto.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2022-10-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/230410.23899/relacult.v8i1.2304RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 8 n. 1 (2022)2525-787010.23899/relacult.v8i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2304/1571Copyright (c) 2022 Lídia Piucco Ugioni, Felipe De Araújo Chersoni, Thomaz Jefferson Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUgioni, Lídia Piucco Chersoni, Felipe De AraújoCarvalho, Thomaz Jefferson2022-10-23T13:42:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2304Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2022-10-23T13:42:31RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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