Orações Relativas: Uma Reflexão Sobre o Uso Dessas Ferramentas no Ensino Médio
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/147 |
Resumo: | O presente trabalho versará sobre as estratégias de formação das orações relativas empregadas no português brasileiro, vinculando-se, portanto, à área de Linguística. O objetivo deste estudo consiste em identificar o processo preferencialmente usado pelos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de fazer um diagnóstico do conhecimento linguístico dos alunos de ensino médio em um contexto de uso monitorado de linguagem. Esse diagnóstico terá repercussões significativas no trabalho com a língua materna, visto que poderá trazer subsídios para o emprego de metodologias de trabalho capazes de aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes brasileiros. Para alcançar esse objetivo, foram analisadas, até o presente momento, cinquenta redações. Parte dos candidatos cujos textos foram analisados parecem evitar as construções relativas, produzindo redações com estruturas sintáticas indicadoras de um nível de complexidade e de planejamento relativamente rasos. Por outro lado, identificou-se, em certas dissertações, o uso apropriado do relativo com a preposição exigida pelo verbo, o que parece indicar a sobrevivência dessa estrutura na linguagem escrita dos estudantes brasileiros, e a necessidade de emprego de uma metodologia de trabalho capaz de ampliar o conhecimento de linguagem dos alunos de ensino médio. Palavras chaves: Orações Relativas, Pronomes Relativos, Sintaxe, Linguística. |
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Orações Relativas: Uma Reflexão Sobre o Uso Dessas Ferramentas no Ensino MédioLETRASO presente trabalho versará sobre as estratégias de formação das orações relativas empregadas no português brasileiro, vinculando-se, portanto, à área de Linguística. O objetivo deste estudo consiste em identificar o processo preferencialmente usado pelos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de fazer um diagnóstico do conhecimento linguístico dos alunos de ensino médio em um contexto de uso monitorado de linguagem. Esse diagnóstico terá repercussões significativas no trabalho com a língua materna, visto que poderá trazer subsídios para o emprego de metodologias de trabalho capazes de aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes brasileiros. Para alcançar esse objetivo, foram analisadas, até o presente momento, cinquenta redações. Parte dos candidatos cujos textos foram analisados parecem evitar as construções relativas, produzindo redações com estruturas sintáticas indicadoras de um nível de complexidade e de planejamento relativamente rasos. Por outro lado, identificou-se, em certas dissertações, o uso apropriado do relativo com a preposição exigida pelo verbo, o que parece indicar a sobrevivência dessa estrutura na linguagem escrita dos estudantes brasileiros, e a necessidade de emprego de uma metodologia de trabalho capaz de ampliar o conhecimento de linguagem dos alunos de ensino médio. Palavras chaves: Orações Relativas, Pronomes Relativos, Sintaxe, Linguística. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade Mattos, Patrick SilvaAlves, Otávio PereiraCardoso, Paula Fernanda Eick2016-03-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/14710.23899/relacult.v2i1.147RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 2, n. 1 (2016): Anais - I Encontro Humanístico Multidisciplinar; 350-3572525-787010.23899/relacult.v2i1reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/147/67Direitos autorais 2016 Patrick Silva de Mattos, Otávio Pereira Alves, Paula Fernanda Eick Cardosohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:05:47Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/147Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:16:27.44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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O presente trabalho versará sobre as estratégias de formação das orações relativas empregadas no português brasileiro, vinculando-se, portanto, à área de Linguística. O objetivo deste estudo consiste em identificar o processo preferencialmente usado pelos candidatos ao vestibular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com o intuito de fazer um diagnóstico do conhecimento linguístico dos alunos de ensino médio em um contexto de uso monitorado de linguagem. Esse diagnóstico terá repercussões significativas no trabalho com a língua materna, visto que poderá trazer subsídios para o emprego de metodologias de trabalho capazes de aprimorar o conhecimento de linguagem dos estudantes brasileiros. Para alcançar esse objetivo, foram analisadas, até o presente momento, cinquenta redações. Parte dos candidatos cujos textos foram analisados parecem evitar as construções relativas, produzindo redações com estruturas sintáticas indicadoras de um nível de complexidade e de planejamento relativamente rasos. Por outro lado, identificou-se, em certas dissertações, o uso apropriado do relativo com a preposição exigida pelo verbo, o que parece indicar a sobrevivência dessa estrutura na linguagem escrita dos estudantes brasileiros, e a necessidade de emprego de uma metodologia de trabalho capaz de ampliar o conhecimento de linguagem dos alunos de ensino médio. Palavras chaves: Orações Relativas, Pronomes Relativos, Sintaxe, Linguística. |
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