Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/728 |
Resumo: | O sistema prisional brasileiro é marcado mundialmente pela superlotação, falta de estrutura e presença de facções criminosas; além de um tratamento questionável com os detentos. A escolarização dos apenados no Brasil é baixa, principalmente, em homens com idades entre 18 e 34 anos. Neste contexto, o projeto intitulado Cultura da Paz, emerge como uma possibilidade de aproximar a educação dos sujeitos privados de liberdade. O mesmo é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Os estudantes que integram o projeto Cultura da Paz são, exclusivamente, apenados do regime aberto e semiaberto da Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). O presente trabalho se destina a discutir, por meio da apresentação de oficinas pedagógicas, uma proposta curricular contemporânea no que tange o currículo de cursos pré-universitários populares. Para tanto, apresentamos as oficinas pedagógicas desenvolvidas no projeto e discutimos a viabilidade de construção de um currículo que denominamos contemporâneo. Percebemos que as oficinas pedagógicas podem contribuir com a construção desta proposta curricular e possibilitar a criação de espaços menos rígidos e fixos e o dialogar com o interesse dos alunos. Assim como a construção de propostas reflexivas e que estimulem a posição dos estudantes, o trabalho docente executado de forma cooperativa e a consideração das peculiaridades dos sujeitos e seu cotidiano. |
id |
CLAEC-1_70bfb80d86810b433ebe2dc28a471223 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grandecurrículocurrículo contemporâneooficinas pedagógicaspré-universitários popularessujeitos privados de liberdadeO sistema prisional brasileiro é marcado mundialmente pela superlotação, falta de estrutura e presença de facções criminosas; além de um tratamento questionável com os detentos. A escolarização dos apenados no Brasil é baixa, principalmente, em homens com idades entre 18 e 34 anos. Neste contexto, o projeto intitulado Cultura da Paz, emerge como uma possibilidade de aproximar a educação dos sujeitos privados de liberdade. O mesmo é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Os estudantes que integram o projeto Cultura da Paz são, exclusivamente, apenados do regime aberto e semiaberto da Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). O presente trabalho se destina a discutir, por meio da apresentação de oficinas pedagógicas, uma proposta curricular contemporânea no que tange o currículo de cursos pré-universitários populares. Para tanto, apresentamos as oficinas pedagógicas desenvolvidas no projeto e discutimos a viabilidade de construção de um currículo que denominamos contemporâneo. Percebemos que as oficinas pedagógicas podem contribuir com a construção desta proposta curricular e possibilitar a criação de espaços menos rígidos e fixos e o dialogar com o interesse dos alunos. Assim como a construção de propostas reflexivas e que estimulem a posição dos estudantes, o trabalho docente executado de forma cooperativa e a consideração das peculiaridades dos sujeitos e seu cotidiano.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/72810.23899/relacult.v4i0.728RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM2525-787010.23899/relacult.v4i0reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/728/390Copyright (c) 2018 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantesinfo:eu-repo/semantics/openAccessKepps da Silva, Peterson FernandoSchwantes, Lavínia2019-05-06T01:38:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/728Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:15RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
title |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
spellingShingle |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande Kepps da Silva, Peterson Fernando currículo currículo contemporâneo oficinas pedagógicas pré-universitários populares sujeitos privados de liberdade |
title_short |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
title_full |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
title_fullStr |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
title_full_unstemmed |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
title_sort |
Currículo contemporâneo: a proposta de ensino para cursos populares construída com apenados da Penitenciária Estadual do Rio Grande |
author |
Kepps da Silva, Peterson Fernando |
author_facet |
Kepps da Silva, Peterson Fernando Schwantes, Lavínia |
author_role |
author |
author2 |
Schwantes, Lavínia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kepps da Silva, Peterson Fernando Schwantes, Lavínia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
currículo currículo contemporâneo oficinas pedagógicas pré-universitários populares sujeitos privados de liberdade |
topic |
currículo currículo contemporâneo oficinas pedagógicas pré-universitários populares sujeitos privados de liberdade |
description |
O sistema prisional brasileiro é marcado mundialmente pela superlotação, falta de estrutura e presença de facções criminosas; além de um tratamento questionável com os detentos. A escolarização dos apenados no Brasil é baixa, principalmente, em homens com idades entre 18 e 34 anos. Neste contexto, o projeto intitulado Cultura da Paz, emerge como uma possibilidade de aproximar a educação dos sujeitos privados de liberdade. O mesmo é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a partir do Programa de Auxilio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS). Os estudantes que integram o projeto Cultura da Paz são, exclusivamente, apenados do regime aberto e semiaberto da Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). O presente trabalho se destina a discutir, por meio da apresentação de oficinas pedagógicas, uma proposta curricular contemporânea no que tange o currículo de cursos pré-universitários populares. Para tanto, apresentamos as oficinas pedagógicas desenvolvidas no projeto e discutimos a viabilidade de construção de um currículo que denominamos contemporâneo. Percebemos que as oficinas pedagógicas podem contribuir com a construção desta proposta curricular e possibilitar a criação de espaços menos rígidos e fixos e o dialogar com o interesse dos alunos. Assim como a construção de propostas reflexivas e que estimulem a posição dos estudantes, o trabalho docente executado de forma cooperativa e a consideração das peculiaridades dos sujeitos e seu cotidiano. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/728 10.23899/relacult.v4i0.728 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/728 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v4i0.728 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/728/390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Peterson Fernando Kepps da Silva, Lavínia Schwantes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 4 (2018): Edição Especial - III EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v4i0 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042489286754304 |