Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kronbauer, Luiz Gilberto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50
Resumo: O presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while  space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; Contemporary
id UNILASALLE-2_4e9020fec7d6b8959338f639937cb041
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/50
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeO presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while  space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; ContemporaryUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasKronbauer, Luiz Gilberto2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5010.18316/50Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 29-422236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50/69info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:36:13Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/50Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:36:13Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
title Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
spellingShingle Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
Kronbauer, Luiz Gilberto
Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade
title_short Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
title_full Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
title_fullStr Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
title_full_unstemmed Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
title_sort Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
author Kronbauer, Luiz Gilberto
author_facet Kronbauer, Luiz Gilberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade
topic Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade
description O presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while  space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; Contemporary
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50
10.18316/50
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50
identifier_str_mv 10.18316/50
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50/69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 29-42
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870387724288