Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Ciência e Cultura |
Texto Completo: | https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50 |
Resumo: | O presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; Contemporary |
id |
UNILASALLE-2_4e9020fec7d6b8959338f639937cb041 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/50 |
network_acronym_str |
UNILASALLE-2 |
network_name_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository_id_str |
|
spelling |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade.Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeO presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; ContemporaryUniversidade LaSalle - Unilasalle CanoasKronbauer, Luiz Gilberto2011-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5010.18316/50Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 29-422236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50/69info:eu-repo/semantics/openAccess2017-09-05T15:36:13Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/50Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2017-09-05T15:36:13Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
title |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
spellingShingle |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. Kronbauer, Luiz Gilberto Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade |
title_short |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
title_full |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
title_fullStr |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
title_full_unstemmed |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
title_sort |
Epistemologia e currículo – na modernidade e na contemporaneidade. |
author |
Kronbauer, Luiz Gilberto |
author_facet |
Kronbauer, Luiz Gilberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kronbauer, Luiz Gilberto |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade |
topic |
Epistemologia; Currículo; Contemporaneidade |
description |
O presente texto relaciona o estado da questão do conhecimento científico com as formas de estruturação curricular e mostra as mudanças em curso nesse período de crise do referencial moderno. A parte inicial trata da emergência e do desenvolvimento das modernas ciências da natureza, num contexto de mudanças no modo de produção, e mostra as implicações desses fatores sobre as concepções de conhecimento e as práticas curriculares nos diversos níveis de ensino. A segunda parte apresenta a fragmentação das ciências e a multiplicidade crescente de novas disciplinas como um problema para os currículos enquanto pretendam dar conta dos conhecimentos produzidos ou, no caso proceder crítica e criativamente, como uma oportunidade para substituir o modelo disciplinar e modificar o próprio conceito de currículo enquanto espaço-tempo de aprendizagem, recolocando a pergunta acerca da natureza e das finalidades da educação numa sociedade caracterizada pela mobilidade contínua, com a emergência de conhecimentos e áreas de atuação antes nem vislumbradas.Palavras-chave: Epistemologia; Currículo; ContemporaneidadeEpistemology and Curriculum - In modern and contemporary.Abstract -This text lists the state of the question of scientific knowledge with the ways of structuring curriculum to show the changes underway in this period of crisis of modern referential. The first part deals with the emergence and development of modern science of nature, in a context of changes in mode of production, and shows the implications of these factors on the conceptions of knowledge and curriculum practices in the several educational levels. In the second part presents the fragmentation of the sciences and the growing multiplicity of new disciplines as a problem for the curricula while intending to perform the knowledge produced with satisfaction or, in the case proceed critically and creatively, as an opportunity to replace the disciplinary model and modify the concept of curriculum while space-time learning, replacing the question about the nature and purpose of education in a society characterized by continuous mobility with the emergence of knowledge and professional activities never seen before.Keywords: Epistemology; Curriculum; Contemporary |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50 10.18316/50 |
url |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50 |
identifier_str_mv |
10.18316/50 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/50/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação, Ciência e Cultura; v. 16, n. 1 (2011); p. 29-42 2236-6377 reponame:Revista Educação Ciência e Cultura instname:Universidade La Salle (UNILASALLE) instacron:UNILASALLE |
instname_str |
Universidade La Salle (UNILASALLE) |
instacron_str |
UNILASALLE |
institution |
UNILASALLE |
reponame_str |
Revista Educação Ciência e Cultura |
collection |
Revista Educação Ciência e Cultura |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br |
_version_ |
1788165870387724288 |