O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Esteves, Jéssica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lunardello Fonseca, Renan Humberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337
Resumo: O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica.
id CLAEC-1_734993485739a251dd347a349be68ae8
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1337
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digitalCiberculturaEnsino técnicoEducação e tecnologiasPrática pedagógica.O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/133710.23899/relacult.v5i4.1337RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337/749Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Esteves, JéssicaLunardello Fonseca, Renan Humberto2019-05-06T01:38:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1337Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
title O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
spellingShingle O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
Rodrigues Esteves, Jéssica
Cibercultura
Ensino técnico
Educação e tecnologias
Prática pedagógica.
title_short O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
title_full O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
title_fullStr O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
title_full_unstemmed O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
title_sort O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
author Rodrigues Esteves, Jéssica
author_facet Rodrigues Esteves, Jéssica
Lunardello Fonseca, Renan Humberto
author_role author
author2 Lunardello Fonseca, Renan Humberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Esteves, Jéssica
Lunardello Fonseca, Renan Humberto
dc.subject.por.fl_str_mv Cibercultura
Ensino técnico
Educação e tecnologias
Prática pedagógica.
topic Cibercultura
Ensino técnico
Educação e tecnologias
Prática pedagógica.
description O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337
10.23899/relacult.v5i4.1337
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337/749
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonseca
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonseca
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042491050459136