O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
DOI: | 10.23899/relacult.v5i4.1337 |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337 |
Resumo: | O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica. |
id |
CLAEC-1_734993485739a251dd347a349be68ae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1337 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
spelling |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digitalCiberculturaEnsino técnicoEducação e tecnologiasPrática pedagógica.O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/133710.23899/relacult.v5i4.1337RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337/749Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonsecainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Esteves, JéssicaLunardello Fonseca, Renan Humberto2019-05-06T01:38:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1337Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
title |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
spellingShingle |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital Rodrigues Esteves, Jéssica Cibercultura Ensino técnico Educação e tecnologias Prática pedagógica. Rodrigues Esteves, Jéssica Cibercultura Ensino técnico Educação e tecnologias Prática pedagógica. |
title_short |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
title_full |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
title_fullStr |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
title_full_unstemmed |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
title_sort |
O ensino projetual em Design no contexto da cibercultura a partir de uma ferramenta digital |
author |
Rodrigues Esteves, Jéssica |
author_facet |
Rodrigues Esteves, Jéssica Rodrigues Esteves, Jéssica Lunardello Fonseca, Renan Humberto Lunardello Fonseca, Renan Humberto |
author_role |
author |
author2 |
Lunardello Fonseca, Renan Humberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Esteves, Jéssica Lunardello Fonseca, Renan Humberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cibercultura Ensino técnico Educação e tecnologias Prática pedagógica. |
topic |
Cibercultura Ensino técnico Educação e tecnologias Prática pedagógica. |
description |
O ensino de disciplinas projetuais em Design é focado no desenvolvimento de atividades práticas que exigem acompanhamento semanal dos docentes. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência docente, realizada com os alunos do oitavo semestre do Curso Técnico Integrado em Comunicação Visual do Instituto Federal Sul-rio-grandense, no que tange à utilização de ferramentas digitais como estratégia pedagógica para o ensino da disciplina de Projeto Digital. A experiência evidenciou que o uso do Trello, um sistema de quadro virtual utilizado para gerenciamento de tarefas que seguem o método Kanban, auxiliou no ensino e aprendizagem de conteúdos, permitindo que docentes e discentes pudessem se comunicar, compartilhar materiais, organizar atividades e datas de entrega. Assim, o artigo discute o contexto da cibercultura através do uso de uma ferramenta digital para mediação pedagógica no ensino de disciplinas de projetos. A fim de problematizar o uso da ferramenta, é apresentado o resultado de um questionário qualitativo aplicado aos alunos, onde foram problematizados aspectos positivos e negativos quanto à utilização da plataforma como ferramenta pedagógica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337 10.23899/relacult.v5i4.1337 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1337/749 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonseca info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jéssica Rodrigues Esteves, Renan Humberto Lunardello Fonseca |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1822182526995660800 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1337 |