Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1276 |
Resumo: | O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada em um Assentamento Rural da Reforma Agrária, no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi exploratória e para realizar a investigação utilizamos a aplicação de uma atividade de produção de relato no Google Drive, aplicativo disponível no Google. Este aplicativo foi utilizado visto que a pesquisa também tem o objetivo de aproximar os alunos das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. A pesquisa busca apontar como os discentes percebem a escola a que pertenceram durante o Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica nos baseamos nos estudos de Caldart (2002), Gritti (2003) e Santaella (2013), Santos (2012). Desta forma a pesquisa buscou entender, através da visão dos discentes, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo, bem como se estas têm acesso às tecnologias digitais no processo de ensino, visto que hoje elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Destarte, entende-se a necessidade de utilizar as tecnologias digitais também para o ensino e aprendizagem dos alunos do campo, embora ainda existam inúmeras barreiras de acesso. Desta forma, percebeu-se a necessidade de uma proposta de ensino mais direcionada ao aluno do campo aliada ao uso das tecnologias digitais na proposta de ensino. |
id |
CLAEC-1_783a7be625fe2275f5dfe0c48c6b45be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1276 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de CiberculturaO presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada em um Assentamento Rural da Reforma Agrária, no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi exploratória e para realizar a investigação utilizamos a aplicação de uma atividade de produção de relato no Google Drive, aplicativo disponível no Google. Este aplicativo foi utilizado visto que a pesquisa também tem o objetivo de aproximar os alunos das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. A pesquisa busca apontar como os discentes percebem a escola a que pertenceram durante o Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica nos baseamos nos estudos de Caldart (2002), Gritti (2003) e Santaella (2013), Santos (2012). Desta forma a pesquisa buscou entender, através da visão dos discentes, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo, bem como se estas têm acesso às tecnologias digitais no processo de ensino, visto que hoje elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Destarte, entende-se a necessidade de utilizar as tecnologias digitais também para o ensino e aprendizagem dos alunos do campo, embora ainda existam inúmeras barreiras de acesso. Desta forma, percebeu-se a necessidade de uma proposta de ensino mais direcionada ao aluno do campo aliada ao uso das tecnologias digitais na proposta de ensino.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/127610.23899/relacult.v5i4.1276RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1276/818Copyright (c) 2019 Kety da Costa Maciel, Paula Fernanda Rodrigues Brum, Maria Silvana Grittiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Kety da CostaBrum, Paula Fernanda RodriguesGritti, Maria Silvana2019-05-06T01:38:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1276Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:45RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
title |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
spellingShingle |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura Maciel, Kety da Costa |
title_short |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
title_full |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
title_fullStr |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
title_full_unstemmed |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
title_sort |
Os desafios da Educação no Campo em tempos de Cibercultura |
author |
Maciel, Kety da Costa |
author_facet |
Maciel, Kety da Costa Brum, Paula Fernanda Rodrigues Gritti, Maria Silvana |
author_role |
author |
author2 |
Brum, Paula Fernanda Rodrigues Gritti, Maria Silvana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Kety da Costa Brum, Paula Fernanda Rodrigues Gritti, Maria Silvana |
description |
O presente artigo visa apresentar uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada em um Assentamento Rural da Reforma Agrária, no município de Pedras Altas, no Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada foi exploratória e para realizar a investigação utilizamos a aplicação de uma atividade de produção de relato no Google Drive, aplicativo disponível no Google. Este aplicativo foi utilizado visto que a pesquisa também tem o objetivo de aproximar os alunos das ferramentas tecnológicas no contexto educacional. A pesquisa busca apontar como os discentes percebem a escola a que pertenceram durante o Ensino Fundamental. Como fundamentação teórica nos baseamos nos estudos de Caldart (2002), Gritti (2003) e Santaella (2013), Santos (2012). Desta forma a pesquisa buscou entender, através da visão dos discentes, como se dá o processo de ensino e aprendizagem da escola do campo, bem como se estas têm acesso às tecnologias digitais no processo de ensino, visto que hoje elas fazem parte do cotidiano das pessoas. Destarte, entende-se a necessidade de utilizar as tecnologias digitais também para o ensino e aprendizagem dos alunos do campo, embora ainda existam inúmeras barreiras de acesso. Desta forma, percebeu-se a necessidade de uma proposta de ensino mais direcionada ao aluno do campo aliada ao uso das tecnologias digitais na proposta de ensino. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1276 10.23899/relacult.v5i4.1276 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1276 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v5i4.1276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1276/818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kety da Costa Maciel, Paula Fernanda Rodrigues Brum, Maria Silvana Gritti info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kety da Costa Maciel, Paula Fernanda Rodrigues Brum, Maria Silvana Gritti |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM 2525-7870 10.23899/relacult.v5i4 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042490967621632 |