Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-Cola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1312 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo verificar a contribuição da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson,1995) na construção do sentido em peças publicitárias gráficas da Coca-Cola, produzidas entre 1940 e 2014, especificamente para o público brasileiro. A Teoria da Relevância, uma abordagem pragmático-cognitiva da comunicação humana, busca descrever e explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações, através da formulação de inferências dedutivas, para alcançar a mensagem emitida pelo comunicador. Deste modo, enfatizam-se aspectos como: a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua de suposições, o ambiente cognitivo do indivíduo e a importância do contexto na formação das suposições no processamento da informação. Por considerar-se a publicidade uma forma de expressão carregada de implícitos, e a fim de exemplificar como ocorrem os processos inferenciais altamente dependentes de contexto, que levam a uma compreensão adequada, gerando a interação comunicativa entre consumidores e anunciantes, foram selecionados, como objeto de análise deste trabalho, peças publicitárias gráficas da Coca-Cola que circularam no contexto brasileiro no período compreendido entre 1940 e 2014. Palavras-Chave: teoria da relevância; publicidade; contexto brasileiro; cognição; comunicação; inferências. |
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Uma análise pragmático-cognitivo da publicidade gráfica da Coca-ColaEste estudo tem por objetivo verificar a contribuição da Teoria da Relevância (Sperber & Wilson,1995) na construção do sentido em peças publicitárias gráficas da Coca-Cola, produzidas entre 1940 e 2014, especificamente para o público brasileiro. A Teoria da Relevância, uma abordagem pragmático-cognitiva da comunicação humana, busca descrever e explicar de que forma os indivíduos processam mentalmente as informações, através da formulação de inferências dedutivas, para alcançar a mensagem emitida pelo comunicador. Deste modo, enfatizam-se aspectos como: a comunicação ostensivo-inferencial, a manifestabilidade mútua de suposições, o ambiente cognitivo do indivíduo e a importância do contexto na formação das suposições no processamento da informação. Por considerar-se a publicidade uma forma de expressão carregada de implícitos, e a fim de exemplificar como ocorrem os processos inferenciais altamente dependentes de contexto, que levam a uma compreensão adequada, gerando a interação comunicativa entre consumidores e anunciantes, foram selecionados, como objeto de análise deste trabalho, peças publicitárias gráficas da Coca-Cola que circularam no contexto brasileiro no período compreendido entre 1940 e 2014. Palavras-Chave: teoria da relevância; publicidade; contexto brasileiro; cognição; comunicação; inferências.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/131210.23899/relacult.v5i4.1312RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1312/767Copyright (c) 2019 Marta Silva Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Moreira, Marta Maria2019-05-20T14:41:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1312Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-20T14:41:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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