Augusto Roa Bastos e a representação do ex-cêntrico
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/866 |
Resumo: | É legítima a apresentação do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), uma vez que se trata de um escritor que em sua produção literária e em sua participação político-cidadã abrange os temas priorizados pela proposta, a saber: “biogeografias”, “crítica biográfica fronteiriça”, “discursos indígenas” e “literaturas de fronteira”, estéticas periféricas, epistemologias marginais, produções de conhecimentos a partir de conhecimentos etc., mas delimitando, nesta apresentação a tônica recai sobre o tema das epistemologias marginais e se seguirá pelo viés do escritor de um país marginalizado em função de sua condição colonial e a representação de personagens da margem em seu discurso literário. Serão citados exemplos de sua obra ficcional e também seus conceitos como crítico e agente político de seu país. Para tratar da questão periférica ou marginal será utilizado o conceito do excêntrico cunhado por Linda Hutcheon em Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. |
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Augusto Roa Bastos e a representação do ex-cêntricoLiteratura latino-americanaAugusto Roa BastosExcêntricoEpistemologias marginaisÉ legítima a apresentação do escritor paraguaio Augusto Roa Bastos (1917-2005), uma vez que se trata de um escritor que em sua produção literária e em sua participação político-cidadã abrange os temas priorizados pela proposta, a saber: “biogeografias”, “crítica biográfica fronteiriça”, “discursos indígenas” e “literaturas de fronteira”, estéticas periféricas, epistemologias marginais, produções de conhecimentos a partir de conhecimentos etc., mas delimitando, nesta apresentação a tônica recai sobre o tema das epistemologias marginais e se seguirá pelo viés do escritor de um país marginalizado em função de sua condição colonial e a representação de personagens da margem em seu discurso literário. Serão citados exemplos de sua obra ficcional e também seus conceitos como crítico e agente político de seu país. Para tratar da questão periférica ou marginal será utilizado o conceito do excêntrico cunhado por Linda Hutcheon em Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2018-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/86610.23899/relacult.v3i3.866RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/866/457Copyright (c) 2017 Damaris Pereira Santana Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Damaris Pereira Santana2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/866Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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