Abandono de estações férreas: cartografia nas cidades de Jaguarão e Rio Branco na fronteira Brasil-Uruguay
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1751 |
Resumo: | Durante quase um século, as estações férreas funcionaram como ponto de embarque e desembarque de passageiros. Por volta de 1990 ocorre a interrupção de seu uso original e as edificações tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se territórios abandonados. Neste trabalho, busca-se explorar os territórios no entorno das estações férreas abandonadas, analisando as relações dessas edificações com quem habita aqueles espaços, compreendendo de que modo o local é sentido e vivenciado. O método adotado é o da cartografia sensível, onde são mapeados os processos vivenciados a partir de uma experiência em um território. As cidades-gêmeas de Jaguarão e Rio Branco apresentam a presença da ponte e da passagem do trem como indicadores de uma ação de ruptura, do atravessamento dessa linha de fronteira. Assim, as estações férreas possuíam uma força que atuava na conexão entre os países, e que hoje, não são mais encontradas. De forma simplificada, o abandono das estações férreas apresenta-se de duas maneiras. A primeira é um abandono visível, é estar nitidamente abandonada, sendo perceptível seus sintomas através de rachaduras aparentes, infiltrações, depredações. A segunda maneira é de um abandono invisível, oculto, que vai além da aparência material. As especificidades encontradas nesses territórios, auxiliam na elaboração de pistas que revelam as potencialidades que surgem a partir desses atravessamentos. Compreende-se o modo que as pessoas se apropriam das estações férreas e de que maneira podem ser propostas futuras intervenções nesses espaços, pensando na valorização da edificação patrimonial e nas novas dinâmicas encontradas nesses territórios. |
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Abandono de estações férreas: cartografia nas cidades de Jaguarão e Rio Branco na fronteira Brasil-UruguayDurante quase um século, as estações férreas funcionaram como ponto de embarque e desembarque de passageiros. Por volta de 1990 ocorre a interrupção de seu uso original e as edificações tornaram-se obsoletas e, por consequência, criaram-se territórios abandonados. Neste trabalho, busca-se explorar os territórios no entorno das estações férreas abandonadas, analisando as relações dessas edificações com quem habita aqueles espaços, compreendendo de que modo o local é sentido e vivenciado. O método adotado é o da cartografia sensível, onde são mapeados os processos vivenciados a partir de uma experiência em um território. As cidades-gêmeas de Jaguarão e Rio Branco apresentam a presença da ponte e da passagem do trem como indicadores de uma ação de ruptura, do atravessamento dessa linha de fronteira. Assim, as estações férreas possuíam uma força que atuava na conexão entre os países, e que hoje, não são mais encontradas. De forma simplificada, o abandono das estações férreas apresenta-se de duas maneiras. A primeira é um abandono visível, é estar nitidamente abandonada, sendo perceptível seus sintomas através de rachaduras aparentes, infiltrações, depredações. A segunda maneira é de um abandono invisível, oculto, que vai além da aparência material. As especificidades encontradas nesses territórios, auxiliam na elaboração de pistas que revelam as potencialidades que surgem a partir desses atravessamentos. Compreende-se o modo que as pessoas se apropriam das estações férreas e de que maneira podem ser propostas futuras intervenções nesses espaços, pensando na valorização da edificação patrimonial e nas novas dinâmicas encontradas nesses territórios.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/175110.23899/relacult.v6i4.1751RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1751/1139Copyright (c) 2020 Vanessa Forneck, Eduardo Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessForneck, VanessaRocha, Eduardo2020-10-25T19:57:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1751Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2020-10-25T19:57:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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