O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sena, Raiane Araujo
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pinho, Maria José Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2310
Resumo: A horta escolar pode ser uma ferramenta útil para trabalhar conteúdos relevantes de maneira prazerosa e dinâmica, baseando-se nisso, este estudo focou em descobrir o que a literatura dos últimos 10 anos, apresenta a respeito da criação de hortas com potencial educativo para a conscientização ambiental e alimentar. Essa revisão apresenta como objetivo, analisar como a criação e a utilização de hortas se constituem numa ferramenta para a conscientização ambiental e alimentar dentro do contexto escolar, identificando e discutindo suas principais contribuições. Foram escolhidas a abordagem qualitativa e a metodologia de revisão de literatura narrativa, revisão essa que possibilita uma maior liberdade do autor(a) para abordar o tema com discussões pertinentes e atuais. O método para a análise do material foi a Análise de Conteúdo, cujo material coletado passa por uma pré análise, codificações e inferências. Foram processados e analisados 23 artigos correspondentes com a problemática. Como principais resultados, temos a abundante associação conjunta de temáticas ambientais e alimentares com a utilização das hortas escolares; assim como a iniciativa de implantação majoritária vinda de graduandos e em escolas de rede pública, mostrando contrastes encontrados em suas aplicações; além dos principais reflexos no desenvolvimento e na postura dos estudantes envolvidos, e suas contribuições para o local e a comunidade. Assim, constata-se a importância da utilização das hortas escolares no papel da conscientização para alcançar mudanças significativas nas questões ambientais e alimentares, para o indivíduo de maneira prazerosa e desenvolvendo valores sociais com senso de responsabilidade.
id CLAEC-1_9a0857231378890df28a63f1f803458e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2310
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativaHorta EscolarRevisão NarrativaEducação AmbientalSensibilização.A horta escolar pode ser uma ferramenta útil para trabalhar conteúdos relevantes de maneira prazerosa e dinâmica, baseando-se nisso, este estudo focou em descobrir o que a literatura dos últimos 10 anos, apresenta a respeito da criação de hortas com potencial educativo para a conscientização ambiental e alimentar. Essa revisão apresenta como objetivo, analisar como a criação e a utilização de hortas se constituem numa ferramenta para a conscientização ambiental e alimentar dentro do contexto escolar, identificando e discutindo suas principais contribuições. Foram escolhidas a abordagem qualitativa e a metodologia de revisão de literatura narrativa, revisão essa que possibilita uma maior liberdade do autor(a) para abordar o tema com discussões pertinentes e atuais. O método para a análise do material foi a Análise de Conteúdo, cujo material coletado passa por uma pré análise, codificações e inferências. Foram processados e analisados 23 artigos correspondentes com a problemática. Como principais resultados, temos a abundante associação conjunta de temáticas ambientais e alimentares com a utilização das hortas escolares; assim como a iniciativa de implantação majoritária vinda de graduandos e em escolas de rede pública, mostrando contrastes encontrados em suas aplicações; além dos principais reflexos no desenvolvimento e na postura dos estudantes envolvidos, e suas contribuições para o local e a comunidade. Assim, constata-se a importância da utilização das hortas escolares no papel da conscientização para alcançar mudanças significativas nas questões ambientais e alimentares, para o indivíduo de maneira prazerosa e desenvolvendo valores sociais com senso de responsabilidade.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/231010.23899/relacult.v8i3.2310RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 8 n. 3 (2022)2525-787010.23899/relacult.v8i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2310/1590Copyright (c) 2023 Raiane Araujo Sena, Maria José Souza Pinhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSena, Raiane AraujoPinho, Maria José Souza2023-02-23T17:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2310Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-02-23T17:08:46RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
title O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
spellingShingle O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
Sena, Raiane Araujo
Horta Escolar
Revisão Narrativa
Educação Ambiental
Sensibilização.
title_short O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
title_full O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
title_fullStr O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
title_full_unstemmed O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
title_sort O uso de hortas no contexto escolar: uma revisão narrativa
author Sena, Raiane Araujo
author_facet Sena, Raiane Araujo
Pinho, Maria José Souza
author_role author
author2 Pinho, Maria José Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sena, Raiane Araujo
Pinho, Maria José Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Horta Escolar
Revisão Narrativa
Educação Ambiental
Sensibilização.
topic Horta Escolar
Revisão Narrativa
Educação Ambiental
Sensibilização.
description A horta escolar pode ser uma ferramenta útil para trabalhar conteúdos relevantes de maneira prazerosa e dinâmica, baseando-se nisso, este estudo focou em descobrir o que a literatura dos últimos 10 anos, apresenta a respeito da criação de hortas com potencial educativo para a conscientização ambiental e alimentar. Essa revisão apresenta como objetivo, analisar como a criação e a utilização de hortas se constituem numa ferramenta para a conscientização ambiental e alimentar dentro do contexto escolar, identificando e discutindo suas principais contribuições. Foram escolhidas a abordagem qualitativa e a metodologia de revisão de literatura narrativa, revisão essa que possibilita uma maior liberdade do autor(a) para abordar o tema com discussões pertinentes e atuais. O método para a análise do material foi a Análise de Conteúdo, cujo material coletado passa por uma pré análise, codificações e inferências. Foram processados e analisados 23 artigos correspondentes com a problemática. Como principais resultados, temos a abundante associação conjunta de temáticas ambientais e alimentares com a utilização das hortas escolares; assim como a iniciativa de implantação majoritária vinda de graduandos e em escolas de rede pública, mostrando contrastes encontrados em suas aplicações; além dos principais reflexos no desenvolvimento e na postura dos estudantes envolvidos, e suas contribuições para o local e a comunidade. Assim, constata-se a importância da utilização das hortas escolares no papel da conscientização para alcançar mudanças significativas nas questões ambientais e alimentares, para o indivíduo de maneira prazerosa e desenvolvendo valores sociais com senso de responsabilidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2310
10.23899/relacult.v8i3.2310
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2310
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v8i3.2310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2310/1590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Raiane Araujo Sena, Maria José Souza Pinho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Raiane Araujo Sena, Maria José Souza Pinho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 8 n. 3 (2022)
2525-7870
10.23899/relacult.v8i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042493814505472