Trabalho religioso e mercado religioso no meio pentecostal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/451 |
Resumo: | Este artigo propõe estudar os conceitos de trabalho e mercado religiosos no meio pentecostal (Assembleia de Deus) e sua aplicação em relação ao contexto da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Neste sentido, foi feita uma articulação que envolve produção simbólica, desigualdade social e relações sociais, a fim de fundamentar esta forma de trabalho enquanto poder de consagração dado aos agentes religiosos, possibilitando a eles o monopólio do serviço que prestam. A contribuição de um projeto como este para o entendimento dos mecanismos que circulam as relações humanas é algo contundente, visto que o monopólio da produção de bens religiosos é uma forma estratégica de dominação, que tem fundamento na separação arbitrária entre produtores e consumidores de simbologia religiosa. Assim, fazemos menção ao contexto político-religioso em Alagoas, definindo o que vem a ser o trabalho e o mercado religiosos, os agentes envolvidos, as relações de aliança e conflito entorno desta questão e a importância do fenômeno religioso na atualidade. É importante ressaltar que o problema de pesquisa que temos é a defesa da autonomia da religião, visando romper com a dicotomia entre idealismo e materialismo na religião. Isso possibilita em nossa opinião, ver a religião como espaço onde ocorre a crença pessoal no transcendente e ao mesmo tempo a presença da desigualdade social em sua própria estrutura.Palavras-Chave: trabalho, mercado, religião.. |
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Trabalho religioso e mercado religioso no meio pentecostaltrabalhomercadoreligiãoEste artigo propõe estudar os conceitos de trabalho e mercado religiosos no meio pentecostal (Assembleia de Deus) e sua aplicação em relação ao contexto da cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Neste sentido, foi feita uma articulação que envolve produção simbólica, desigualdade social e relações sociais, a fim de fundamentar esta forma de trabalho enquanto poder de consagração dado aos agentes religiosos, possibilitando a eles o monopólio do serviço que prestam. A contribuição de um projeto como este para o entendimento dos mecanismos que circulam as relações humanas é algo contundente, visto que o monopólio da produção de bens religiosos é uma forma estratégica de dominação, que tem fundamento na separação arbitrária entre produtores e consumidores de simbologia religiosa. Assim, fazemos menção ao contexto político-religioso em Alagoas, definindo o que vem a ser o trabalho e o mercado religiosos, os agentes envolvidos, as relações de aliança e conflito entorno desta questão e a importância do fenômeno religioso na atualidade. É importante ressaltar que o problema de pesquisa que temos é a defesa da autonomia da religião, visando romper com a dicotomia entre idealismo e materialismo na religião. Isso possibilita em nossa opinião, ver a religião como espaço onde ocorre a crença pessoal no transcendente e ao mesmo tempo a presença da desigualdade social em sua própria estrutura.Palavras-Chave: trabalho, mercado, religião..Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/45110.23899/relacult.v3i3.451RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/451/279Copyright (c) 2017 James Washington Alves dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, James Washington Alves dos2019-05-06T01:38:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/451Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:02RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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