Mercado religioso e mercado como religião

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sung, Jung Mo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
Texto Completo: http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p290
Resumo: A teoria do mercado religioso parte da constatação do pluralismo religioso e chega à conclusão que, em tal situação, religião se torna um assunto de escolha pessoal ou familiar e se estabelece uma situação de concorrência entre as religiões subordinada à lógica da economia de mercado. Assim, as religiões reduzidas à esfera da vida privada não podem mais realizar a função tradicional das religiões de legitimar a totalidade da ordem social. Este artigo analisa a tese da subordinação da religião à lógica da economia de mercado e propõe como hipótese de que a tradicional função da religião de “absolutizar o relativo e legitimar o arbitrário” é exercida hoje pelo próprio sistema de mercado capitalista e que, por isso, a lógica da economia de mercado se tornou o modo de pensar “natural” nos dias de hoje, até mesmo para pensar a religião. Para isso, dialoga principalmente com o pensamento de P. Berger, P. Bourdieu, M. Weber, W. Benjamin, K. Marx, F. Hinkelammert, H. Assmann e mostra como o tema da fé no e sacralização do mercado aparece nos discursos dos economistas.
id PUC_MINS-3_b44c8370e1ef4fb10b08ec72a75a2ad5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7144
network_acronym_str PUC_MINS-3
network_name_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository_id_str
spelling Mercado religioso e mercado como religiãoReligious Market and Market as Religionreligious marketcapitalismidolatryeconomy and religiontheology and economics.Mercado religiosocapitalismoidolatriaeconomia e religiãoteologia e economia.Religião e Economia. Ciências da ReligiãoA teoria do mercado religioso parte da constatação do pluralismo religioso e chega à conclusão que, em tal situação, religião se torna um assunto de escolha pessoal ou familiar e se estabelece uma situação de concorrência entre as religiões subordinada à lógica da economia de mercado. Assim, as religiões reduzidas à esfera da vida privada não podem mais realizar a função tradicional das religiões de legitimar a totalidade da ordem social. Este artigo analisa a tese da subordinação da religião à lógica da economia de mercado e propõe como hipótese de que a tradicional função da religião de “absolutizar o relativo e legitimar o arbitrário” é exercida hoje pelo próprio sistema de mercado capitalista e que, por isso, a lógica da economia de mercado se tornou o modo de pensar “natural” nos dias de hoje, até mesmo para pensar a religião. Para isso, dialoga principalmente com o pensamento de P. Berger, P. Bourdieu, M. Weber, W. Benjamin, K. Marx, F. Hinkelammert, H. Assmann e mostra como o tema da fé no e sacralização do mercado aparece nos discursos dos economistas.The theory of the religious market begins with the observation of religious pluralism and comes to the conclusion that, in this situation, religion becomes a matter of personal or family choice and it is established a situation of competition among religions subordinated to the logic of the market economy. Thus, religions reduced to the sphere of private life can no longer perform the traditional role of religions in legitimizing the whole social order. This article analyzes the thesis of the subordination of religion to the logic of the market economy and puts forward the hypothesis that the traditional function of the religion of "absolutizing the relative and legitimizing the arbitrary" is exercised today by the capitalist market system itself; and, because of that, the logic of the market economy has become the "natural” way of thinking today, even to think about religion. To this purpose, it dialogues mainly with the thought of P. Berger, P. Bourdieu, M. Weber, W. Benjamin, K. Marx, F. Hinkelammert and H. Assmann, showing how the theme of faith in and sacralization of market appears in discourses of economists.Editora PUC Minas2014-06-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p29010.5752/P.2175-5841.2014v12n34p290HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 290-315HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 290-3152175-5841reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religiãoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)instacron:PUC_MINSporhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p290/6660Sung, Jung Moinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-13T16:23:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7144Revistahttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonteONGhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/oaihorizonte.pucminas@gmail.com2175-58411679-9615opendoar:2022-12-13T16:23:07Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado religioso e mercado como religião
Religious Market and Market as Religion
title Mercado religioso e mercado como religião
spellingShingle Mercado religioso e mercado como religião
Sung, Jung Mo
religious market
capitalism
idolatry
economy and religion
theology and economics.
Mercado religioso
capitalismo
idolatria
economia e religião
teologia e economia.
Religião e Economia. Ciências da Religião
title_short Mercado religioso e mercado como religião
title_full Mercado religioso e mercado como religião
title_fullStr Mercado religioso e mercado como religião
title_full_unstemmed Mercado religioso e mercado como religião
title_sort Mercado religioso e mercado como religião
author Sung, Jung Mo
author_facet Sung, Jung Mo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sung, Jung Mo
dc.subject.por.fl_str_mv religious market
capitalism
idolatry
economy and religion
theology and economics.
Mercado religioso
capitalismo
idolatria
economia e religião
teologia e economia.
Religião e Economia. Ciências da Religião
topic religious market
capitalism
idolatry
economy and religion
theology and economics.
Mercado religioso
capitalismo
idolatria
economia e religião
teologia e economia.
Religião e Economia. Ciências da Religião
description A teoria do mercado religioso parte da constatação do pluralismo religioso e chega à conclusão que, em tal situação, religião se torna um assunto de escolha pessoal ou familiar e se estabelece uma situação de concorrência entre as religiões subordinada à lógica da economia de mercado. Assim, as religiões reduzidas à esfera da vida privada não podem mais realizar a função tradicional das religiões de legitimar a totalidade da ordem social. Este artigo analisa a tese da subordinação da religião à lógica da economia de mercado e propõe como hipótese de que a tradicional função da religião de “absolutizar o relativo e legitimar o arbitrário” é exercida hoje pelo próprio sistema de mercado capitalista e que, por isso, a lógica da economia de mercado se tornou o modo de pensar “natural” nos dias de hoje, até mesmo para pensar a religião. Para isso, dialoga principalmente com o pensamento de P. Berger, P. Bourdieu, M. Weber, W. Benjamin, K. Marx, F. Hinkelammert, H. Assmann e mostra como o tema da fé no e sacralização do mercado aparece nos discursos dos economistas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p290
10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p290
url http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p290
identifier_str_mv 10.5752/P.2175-5841.2014v12n34p290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/P.2175-5841.2014v12n34p290/6660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
publisher.none.fl_str_mv Editora PUC Minas
dc.source.none.fl_str_mv HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 290-315
HORIZONTE - Journal of Studies in Theology and Religious Sciences; v. 12, n. 34, abr./jun. 2014 - Dossiê: Religião, Mercado e Mídia; 290-315
2175-5841
reponame:Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
instname:Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron:PUC_MINS
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
instacron_str PUC_MINS
institution PUC_MINS
reponame_str Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
collection Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião
repository.name.fl_str_mv Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)
repository.mail.fl_str_mv horizonte.pucminas@gmail.com
_version_ 1799124749489537024