A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Thainá Marcella
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amaral, Anelize Queiroz, de Lima, Daniela Macedo, Boeno, Rosangela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1739
Resumo: O presente estudo, traz como objeto de pesquisa, a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), de um determinado Colégio Estadual, localizado em um município do Sudoeste do estado do Paraná - Brasil. Desta forma, traz-se como problema de pesquisa a investigação acerca de possíveis indicadores que apontem para a dimensão política da Educação Ambiental presente no PPP. Sendo assim, este trabalho traz um breve panorama histórico sobre a Educação Ambiental desde seu surgimento até ser discutida no âmbito da Educação brasileira e a incorporação desta em documentos oficiais. Para tanto, o percurso metodológico utilizado nessa pesquisa, foi de cunho qualitativo por meio do levantamento bibliográfico e da análise documental do PPP do Colégio Estadual em questão, portanto, buscou-se verificar como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida no colégio, e se neste documento PPP evidencia-se indicadores da dimensão política da Educação Ambiental e de que forma são mencionados. Contudo, após as análises observou-se a presença da Natureza Política da Educação Ambiental, bem como os limites e possibilidades do desenvolvimento dessa prática na Instituição de Ensino de Educação Básica. Ainda, foi possível visualizar a busca pelo desenvolvimento do senso crítico de seus educandos e a construção da formação de sujeitos reflexivos quanto ao atual modelo de relação sociedade-natureza.
id CLAEC-1_a22c660afda6ae15e6aa05e3161c8ed0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1739
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do ParanáDimensão Política. Educação Ambiental. Projeto Político PedagógicoO presente estudo, traz como objeto de pesquisa, a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), de um determinado Colégio Estadual, localizado em um município do Sudoeste do estado do Paraná - Brasil. Desta forma, traz-se como problema de pesquisa a investigação acerca de possíveis indicadores que apontem para a dimensão política da Educação Ambiental presente no PPP. Sendo assim, este trabalho traz um breve panorama histórico sobre a Educação Ambiental desde seu surgimento até ser discutida no âmbito da Educação brasileira e a incorporação desta em documentos oficiais. Para tanto, o percurso metodológico utilizado nessa pesquisa, foi de cunho qualitativo por meio do levantamento bibliográfico e da análise documental do PPP do Colégio Estadual em questão, portanto, buscou-se verificar como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida no colégio, e se neste documento PPP evidencia-se indicadores da dimensão política da Educação Ambiental e de que forma são mencionados. Contudo, após as análises observou-se a presença da Natureza Política da Educação Ambiental, bem como os limites e possibilidades do desenvolvimento dessa prática na Instituição de Ensino de Educação Básica. Ainda, foi possível visualizar a busca pelo desenvolvimento do senso crítico de seus educandos e a construção da formação de sujeitos reflexivos quanto ao atual modelo de relação sociedade-natureza.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/173910.23899/relacult.v7i2.1739RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 2 (2021)2525-787010.23899/relacult.v7i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1739/1460Copyright (c) 2021 Thainá Marcella Cordeiro, Anelize Queiroz Amaral, Daniela Macedo de Lima, Rosangela Maria Boenohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Thainá MarcellaAmaral, Anelize Queirozde Lima, Daniela MacedoBoeno, Rosangela Maria2021-10-09T20:24:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1739Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-10-09T20:24:14RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
title A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
spellingShingle A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
Cordeiro, Thainá Marcella
Dimensão Política. Educação Ambiental. Projeto Político Pedagógico
title_short A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
title_full A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
title_fullStr A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
title_full_unstemmed A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
title_sort A Dimensão Política da Educação Ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP) de um Colégio Estadual em um município no sudoeste do Paraná
author Cordeiro, Thainá Marcella
author_facet Cordeiro, Thainá Marcella
Amaral, Anelize Queiroz
de Lima, Daniela Macedo
Boeno, Rosangela Maria
author_role author
author2 Amaral, Anelize Queiroz
de Lima, Daniela Macedo
Boeno, Rosangela Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Thainá Marcella
Amaral, Anelize Queiroz
de Lima, Daniela Macedo
Boeno, Rosangela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensão Política. Educação Ambiental. Projeto Político Pedagógico
topic Dimensão Política. Educação Ambiental. Projeto Político Pedagógico
description O presente estudo, traz como objeto de pesquisa, a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), de um determinado Colégio Estadual, localizado em um município do Sudoeste do estado do Paraná - Brasil. Desta forma, traz-se como problema de pesquisa a investigação acerca de possíveis indicadores que apontem para a dimensão política da Educação Ambiental presente no PPP. Sendo assim, este trabalho traz um breve panorama histórico sobre a Educação Ambiental desde seu surgimento até ser discutida no âmbito da Educação brasileira e a incorporação desta em documentos oficiais. Para tanto, o percurso metodológico utilizado nessa pesquisa, foi de cunho qualitativo por meio do levantamento bibliográfico e da análise documental do PPP do Colégio Estadual em questão, portanto, buscou-se verificar como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida no colégio, e se neste documento PPP evidencia-se indicadores da dimensão política da Educação Ambiental e de que forma são mencionados. Contudo, após as análises observou-se a presença da Natureza Política da Educação Ambiental, bem como os limites e possibilidades do desenvolvimento dessa prática na Instituição de Ensino de Educação Básica. Ainda, foi possível visualizar a busca pelo desenvolvimento do senso crítico de seus educandos e a construção da formação de sujeitos reflexivos quanto ao atual modelo de relação sociedade-natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1739
10.23899/relacult.v7i2.1739
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1739
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v7i2.1739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1739/1460
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 7 n. 2 (2021)
2525-7870
10.23899/relacult.v7i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042492442968064