Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Daniel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2391
Resumo: Neste artigo buscamos analisar a obra Trilogia suja de Havana (1998), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez (1950-), a partir da noção narrativa de “desnudamento” como busca da cura pelo autor-narrador-personagem. A referida obra é concebida aqui como uma escrita do presente, que dialoga com uma série de outras categorias referentes à literatura contemporânea, dentre as quais: escrita do eu e dos outros, escrita autobiográfica, autoficção, escrita do trauma e escrita terapêutica, literatura de testemunho, entre outras. Ao adotarmos outras proposições crítico-teóricas para uma releitura sobre esta obra, objetivamos com isso a ruptura com leituras hegemônicas distanciadas que a lograram ao exotismo – logo, trata-se aqui de uma releitura anti-exótica; fundamentando, dessa forma, chaves de leituras analíticas mais pertinentes para uma compreensão qualificada sobre a mesma. Dentre os resultados obtidos mais relevantes, evidenciamos a trilogia de Gutiérrez como vinculada ao “pacto ambíguo” por situar-se justamente nos interstícios narrativos entre o chamado romance moderno (ficção) e a autobiografia (realidade).    
id CLAEC-1_a6a6f3594a81280fc3aabfdd2b492458
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2391
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La HabanaO desnudamento como busca da cura na escrita do presente de Pedro Juan Gutiérrez: outras proposições crítico-teóricas sobre a Trilogia suja de HavanaAutoficçãoDesnudamentoEscrita do presenteEscrita do traumaPacto ambíguoNeste artigo buscamos analisar a obra Trilogia suja de Havana (1998), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez (1950-), a partir da noção narrativa de “desnudamento” como busca da cura pelo autor-narrador-personagem. A referida obra é concebida aqui como uma escrita do presente, que dialoga com uma série de outras categorias referentes à literatura contemporânea, dentre as quais: escrita do eu e dos outros, escrita autobiográfica, autoficção, escrita do trauma e escrita terapêutica, literatura de testemunho, entre outras. Ao adotarmos outras proposições crítico-teóricas para uma releitura sobre esta obra, objetivamos com isso a ruptura com leituras hegemônicas distanciadas que a lograram ao exotismo – logo, trata-se aqui de uma releitura anti-exótica; fundamentando, dessa forma, chaves de leituras analíticas mais pertinentes para uma compreensão qualificada sobre a mesma. Dentre os resultados obtidos mais relevantes, evidenciamos a trilogia de Gutiérrez como vinculada ao “pacto ambíguo” por situar-se justamente nos interstícios narrativos entre o chamado romance moderno (ficção) e a autobiografia (realidade).    Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2023-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/239110.23899/relacult.v9i2.2391RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 2 (2023)2525-787010.23899/relacult.v9i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2391/1639Copyright (c) 2023 Daniel Mendeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Daniel2023-12-16T14:10:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2391Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2023-12-16T14:10RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
O desnudamento como busca da cura na escrita do presente de Pedro Juan Gutiérrez: outras proposições crítico-teóricas sobre a Trilogia suja de Havana
title Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
spellingShingle Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
Mendes, Daniel
Autoficção
Desnudamento
Escrita do presente
Escrita do trauma
Pacto ambíguo
title_short Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
title_full Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
title_fullStr Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
title_full_unstemmed Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
title_sort Unlocking as a Search for a Cure in the Writing of the Present by Pedro Juan Gutiérrez: Other Critical-Theoretical Propositions about the Trilogía sucia de La Habana
author Mendes, Daniel
author_facet Mendes, Daniel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Autoficção
Desnudamento
Escrita do presente
Escrita do trauma
Pacto ambíguo
topic Autoficção
Desnudamento
Escrita do presente
Escrita do trauma
Pacto ambíguo
description Neste artigo buscamos analisar a obra Trilogia suja de Havana (1998), do escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez (1950-), a partir da noção narrativa de “desnudamento” como busca da cura pelo autor-narrador-personagem. A referida obra é concebida aqui como uma escrita do presente, que dialoga com uma série de outras categorias referentes à literatura contemporânea, dentre as quais: escrita do eu e dos outros, escrita autobiográfica, autoficção, escrita do trauma e escrita terapêutica, literatura de testemunho, entre outras. Ao adotarmos outras proposições crítico-teóricas para uma releitura sobre esta obra, objetivamos com isso a ruptura com leituras hegemônicas distanciadas que a lograram ao exotismo – logo, trata-se aqui de uma releitura anti-exótica; fundamentando, dessa forma, chaves de leituras analíticas mais pertinentes para uma compreensão qualificada sobre a mesma. Dentre os resultados obtidos mais relevantes, evidenciamos a trilogia de Gutiérrez como vinculada ao “pacto ambíguo” por situar-se justamente nos interstícios narrativos entre o chamado romance moderno (ficção) e a autobiografia (realidade).    
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2391
10.23899/relacult.v9i2.2391
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2391
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v9i2.2391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2391/1639
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Daniel Mendes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Daniel Mendes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 9 n. 2 (2023)
2525-7870
10.23899/relacult.v9i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042494039949312