Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Mateus Ávila
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreiro, Cristhianny Bento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1757
Resumo: O artigo apresenta uma análise reflexiva do estágio docente realizado em uma disciplina de Gestão, como parte integrante do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no qual a atividade docente constitui-se da articulação entre teoria e prática. As disciplinas de Gestão tendem a ter um caráter eminentemente teórico. O desafio de um professor em formação na área de gestão foi o de pesquisar e aplicar práticas inovadoras, que começaram a ser delineadas logo a partir do estágio de observação realizado no primeiro semestre do curso. Por este motivo, a metáfora da ponte entre a teoria e a prática foi utilizada no subtítulo deste artigo, pois a disciplina, ofertada no último semestre do curso, acontece em momento em que os estudantes estão focados nas disciplinas técnicas, perdendo o interesse em disciplinas muito teóricas. Assume-se que o conhecimento não se reduz a informação. Conhecer implica em um segundo estágio, o de trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Portanto, não basta reproduzir informações, mas é preciso construir as condições de produção do conhecimento. Diante disto, tornam-se relevantes as análises e conclusões chegadas, principalmente para repensar os métodos e para desenvolver ferramentas de apoio ao ensino. Em resumo, pode-se dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam às atividades para que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem em relação ao conteúdo. Eles regulam a forma de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e estudantes, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
id CLAEC-1_a7eb7b38b5c611bc152860deafb0db3d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/1757
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para práticaEducação; Formação de ProfessoresConstrução; Conhecimento; Prática; Inovação; AprendizadoO artigo apresenta uma análise reflexiva do estágio docente realizado em uma disciplina de Gestão, como parte integrante do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no qual a atividade docente constitui-se da articulação entre teoria e prática. As disciplinas de Gestão tendem a ter um caráter eminentemente teórico. O desafio de um professor em formação na área de gestão foi o de pesquisar e aplicar práticas inovadoras, que começaram a ser delineadas logo a partir do estágio de observação realizado no primeiro semestre do curso. Por este motivo, a metáfora da ponte entre a teoria e a prática foi utilizada no subtítulo deste artigo, pois a disciplina, ofertada no último semestre do curso, acontece em momento em que os estudantes estão focados nas disciplinas técnicas, perdendo o interesse em disciplinas muito teóricas. Assume-se que o conhecimento não se reduz a informação. Conhecer implica em um segundo estágio, o de trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Portanto, não basta reproduzir informações, mas é preciso construir as condições de produção do conhecimento. Diante disto, tornam-se relevantes as análises e conclusões chegadas, principalmente para repensar os métodos e para desenvolver ferramentas de apoio ao ensino. Em resumo, pode-se dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam às atividades para que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem em relação ao conteúdo. Eles regulam a forma de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e estudantes, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Culturade Oliveira, Mateus ÁvilaBarreiro, Cristhianny Bento2020-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/175710.23899/relacult.v6i4.1757RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM2525-787010.23899/relacult.v6i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1757/1143Direitos autorais 2020 Mateus Ávila de Oliveira, Cristhianny Bento Barreirohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-04-11T14:08:40Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/1757Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:19.317RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
title Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
spellingShingle Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
de Oliveira, Mateus Ávila
Educação; Formação de Professores
Construção; Conhecimento; Prática; Inovação; Aprendizado
title_short Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
title_full Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
title_fullStr Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
title_full_unstemmed Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
title_sort Inovações nas Práticas Pedagógicas de Gestão e Empreendedorismo: uma ponte da teoria para prática
author de Oliveira, Mateus Ávila
author_facet de Oliveira, Mateus Ávila
Barreiro, Cristhianny Bento
author_role author
author2 Barreiro, Cristhianny Bento
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Mateus Ávila
Barreiro, Cristhianny Bento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação de Professores
Construção; Conhecimento; Prática; Inovação; Aprendizado
topic Educação; Formação de Professores
Construção; Conhecimento; Prática; Inovação; Aprendizado
dc.description.none.fl_txt_mv O artigo apresenta uma análise reflexiva do estágio docente realizado em uma disciplina de Gestão, como parte integrante do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no qual a atividade docente constitui-se da articulação entre teoria e prática. As disciplinas de Gestão tendem a ter um caráter eminentemente teórico. O desafio de um professor em formação na área de gestão foi o de pesquisar e aplicar práticas inovadoras, que começaram a ser delineadas logo a partir do estágio de observação realizado no primeiro semestre do curso. Por este motivo, a metáfora da ponte entre a teoria e a prática foi utilizada no subtítulo deste artigo, pois a disciplina, ofertada no último semestre do curso, acontece em momento em que os estudantes estão focados nas disciplinas técnicas, perdendo o interesse em disciplinas muito teóricas. Assume-se que o conhecimento não se reduz a informação. Conhecer implica em um segundo estágio, o de trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Portanto, não basta reproduzir informações, mas é preciso construir as condições de produção do conhecimento. Diante disto, tornam-se relevantes as análises e conclusões chegadas, principalmente para repensar os métodos e para desenvolver ferramentas de apoio ao ensino. Em resumo, pode-se dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam às atividades para que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem em relação ao conteúdo. Eles regulam a forma de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e estudantes, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
description O artigo apresenta uma análise reflexiva do estágio docente realizado em uma disciplina de Gestão, como parte integrante do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, no qual a atividade docente constitui-se da articulação entre teoria e prática. As disciplinas de Gestão tendem a ter um caráter eminentemente teórico. O desafio de um professor em formação na área de gestão foi o de pesquisar e aplicar práticas inovadoras, que começaram a ser delineadas logo a partir do estágio de observação realizado no primeiro semestre do curso. Por este motivo, a metáfora da ponte entre a teoria e a prática foi utilizada no subtítulo deste artigo, pois a disciplina, ofertada no último semestre do curso, acontece em momento em que os estudantes estão focados nas disciplinas técnicas, perdendo o interesse em disciplinas muito teóricas. Assume-se que o conhecimento não se reduz a informação. Conhecer implica em um segundo estágio, o de trabalhar com as informações, classificando-as, analisando-as e contextualizando-as. Portanto, não basta reproduzir informações, mas é preciso construir as condições de produção do conhecimento. Diante disto, tornam-se relevantes as análises e conclusões chegadas, principalmente para repensar os métodos e para desenvolver ferramentas de apoio ao ensino. Em resumo, pode-se dizer que os métodos de ensino são as ações do professor pelas quais se organizam às atividades para que os estudantes possam atingir os objetivos de aprendizagem em relação ao conteúdo. Eles regulam a forma de interação entre ensino e aprendizagem, entre professor e estudantes, cujo resultado é assimilação consciente dos conhecimentos e o desenvolvimento das capacidades cognoscitivas e operativas dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1757
10.23899/relacult.v6i4.1757
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1757
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i4.1757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1757/1143
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Mateus Ávila de Oliveira, Cristhianny Bento Barreiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Mateus Ávila de Oliveira, Cristhianny Bento Barreiro
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 (2020): Edição Especial - V EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v6i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104408444928