Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Benetti, Bernadete [UNESP], Sartori, Adriel Fernandes
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139938
Resumo: Apresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos.
id UNSP_11a9d1121ef9a471716d24d4b490e1af
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139938
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentesPrática de ensinoFormação de professoresConhecimentos tácitos e explícitosApresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos.Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Física (IF)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Instituto de Biociências de Rio Claro (IBRC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade de São Paulo (USP)Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]Benetti, Bernadete [UNESP]Sartori, Adriel Fernandes2016-06-28T17:32:16Z2016-06-28T17:32:16Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1410-1421application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-14219708-2011http://hdl.handle.net/11449/139938ISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-29T06:12:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139938Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:24:09.422077Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
title Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
spellingShingle Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Prática de ensino
Formação de professores
Conhecimentos tácitos e explícitos
title_short Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
title_full Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
title_fullStr Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
title_full_unstemmed Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
title_sort Prática de ensino de física e inovações educacionais: espaços para fomentar experiências e formar docentes
author Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
author_facet Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes
author_role author
author2 Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]
Benetti, Bernadete [UNESP]
Sartori, Adriel Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino
Formação de professores
Conhecimentos tácitos e explícitos
topic Prática de ensino
Formação de professores
Conhecimentos tácitos e explícitos
description Apresentamos uma análise de parte do trabalho desenvolvido na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Física da UNESP, sob responsabilidade do Instituto de Geociências e do Instituto de Biociências na cidade de Rio Claro, São Paulo, Brasil. A Prática de Ensino tem sido considerada uma disciplina importante para a formação de professores, aproximando o futuro professor do quefazer docente. Após reformas curriculares das licenciaturas houve um aumento significativo da carga horária dessa disciplina, o que proporcionou possibilidades de desenvolvimento de novas práticas, tanto no que diz respeito a aprofundamento de conhecimentos científicos como a formação para a inovação metodológica em ensino. Foram realizadas observações com características etnográficas, acompanhando turmas da disciplina Prática de Ensino de Física durante os anos de 2005 a 2010, nas quais focalizamos especialmente as atividades destinadas ao desenvolvimento e aplicação de projetos educacionais a partir de temas decididos a cada ano. Com base nas ideias de Michael Polanyi (sobre conhecimentos explícitos e tácitos) e de Freire (sobre a pesquisa no quefazer docente), discutimos a importância de introduzir momentos de construção de atividades didáticas não tradicionais, seja pelo conteúdo ou pela organização didática, como forma de oferecer aos futuros professores oportunidades de criação intelectual e formação para inovações na futura prática profissional. Com base no estudo aqui relatado, observamos que o potencial para inovação educacional pode ser explorado durante o processo de formação de professores, oferecendo oportunidades para que licenciandos possam apreender a docência mediante suas capacidades de mobilização de conhecimentos tácitos e explícitos.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:32:16Z
2016-06-28T17:32:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-1421
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139938
ISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139938
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 1410-1421
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-1410-1421.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1410-1421
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128645082906624