A selva invade Lima: representações amazônicas na capital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/603 |
Resumo: | Este artigo é resultado da minha pesquisa de mestrado, “El Poder Verde de la Cumbia: a Amazônia em discos”, que tem como objetivo geral compreender as relações entre a cumbia amazônica e a indústria musical peruana na formação de representações sobre a Amazônia. A Cumbia, cuja origem é colombiana, é um gênero musical muito capilarizado na América Latina, apresentando especificidades de acordo com o país, região ou locais sociais nos quais se territorializou. É, portanto, exemplo de transnacionalização da música – sendo hoje um gênero representativo da América Latina. No Peru, sua recepção foi ampla – desde a década de 1960 conquistou espaço e se misturou com outros ritmos locais desde a capital até as cidades amazônicas. Neste artigo, exploro de que modo conceitos como “música local”; “transnacionalização”; “diversidade” e “desterritorialização” podem me ajudar a pensar os processos de representação e formação identitária da região Amazônica a partir da cumbia - em relação às indústrias musicais e em contextos de mundialização da cultura. |
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A selva invade Lima: representações amazônicas na capitalcumbia amazônicafronteira amazônicaidentidade regionalindústria musicalLimaEste artigo é resultado da minha pesquisa de mestrado, “El Poder Verde de la Cumbia: a Amazônia em discos”, que tem como objetivo geral compreender as relações entre a cumbia amazônica e a indústria musical peruana na formação de representações sobre a Amazônia. A Cumbia, cuja origem é colombiana, é um gênero musical muito capilarizado na América Latina, apresentando especificidades de acordo com o país, região ou locais sociais nos quais se territorializou. É, portanto, exemplo de transnacionalização da música – sendo hoje um gênero representativo da América Latina. No Peru, sua recepção foi ampla – desde a década de 1960 conquistou espaço e se misturou com outros ritmos locais desde a capital até as cidades amazônicas. Neste artigo, exploro de que modo conceitos como “música local”; “transnacionalização”; “diversidade” e “desterritorialização” podem me ajudar a pensar os processos de representação e formação identitária da região Amazônica a partir da cumbia - em relação às indústrias musicais e em contextos de mundialização da cultura.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/60310.23899/relacult.v3i3.603RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/603/326Copyright (c) 2017 Bibiana De Almeida Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessRosa, Bibiana De Almeida2019-05-06T01:38:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/603Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:03RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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