O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreoli, Giuliano Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/926
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.
id CLAEC-1_b5287866bc880a95a7fe20fa84764572
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.claec.org:article/926
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
spelling O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidadeEducação; Artes; Ciências Sociaisdança; gênero; pedagogia; educaçãoO objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaAndreoli, Giuliano Souza2019-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/92610.23899/relacult.v5i2.926RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 2 (2019)2525-787010.23899/relacult.v5i2reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/926/1106Direitos autorais 2019 Giuliano Souza Andreolihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-09T14:54:53Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/926Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:17:08.87RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
title O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
spellingShingle O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
Andreoli, Giuliano Souza
Educação; Artes; Ciências Sociais
dança; gênero; pedagogia; educação
title_short O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
title_full O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
title_fullStr O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
title_full_unstemmed O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
title_sort O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade
author Andreoli, Giuliano Souza
author_facet Andreoli, Giuliano Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreoli, Giuliano Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Artes; Ciências Sociais
dança; gênero; pedagogia; educação
topic Educação; Artes; Ciências Sociais
dança; gênero; pedagogia; educação
dc.description.none.fl_txt_mv O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.
description O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/926
10.23899/relacult.v5i2.926
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/926
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i2.926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/926/1106
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Giuliano Souza Andreoli
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Giuliano Souza Andreoli
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 2 (2019)
2525-7870
10.23899/relacult.v5i2
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1674121104080240641