Meninos não dançam: uma questão de gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Paulo Henrique Pinheiro
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Comum do Brasil - Deposita
Texto Completo: https://deposita.ibict.br/handle/deposita/17
Resumo: A dança é uma arte e uma linguagem produtora de conhecimento, é um espaço propício para a elaboração de significados e discursos por meio da corporeidade dos indivíduos que dela fazem parte. No âmbito da educação, a dança desempenha uma importância fundamental no desenvolvimento integral do ser humano. Como arte, ela apresenta no seu processo de vivência e criação questionamentos, não raramente polêmicos, como a estética física, o gênero, a sexualidade, o posicionamento político. A linguagem da dança por muito tempo ficou atrelada à educação física e foi utilizada como meio de promover à saúde, a higiene pessoal, a disciplina educativa, além de ser um instrumento de avalição física, relegando a dança a um papel secundário ignorando os aspectos de fruição, contextualização histórica e do fazer estéticos. Esse artigo pretende observar a presença do homem na dança e especificamente refletir sobre possíveis motivos pelos quais os meninos comumente evitam participar de atividades propostas pelas oficinas de dança na Escola Parque 210/211norte. Percebe-se no grupo focal realizado na Escola Parque 210/211 norte e posteriormente nas atividades de dança desenvolvidas, que um dos principais problemas está nas questões relacionadas á Cultura , aos papéis sexuais e de gênero, e ás expectativas sociais advindas do grupo social do qual fazem parte , e por fim, a ausência de formação específica dos professores que oferecem o as atividades pedagógicas de dança
id IBICT-1_c3cb3abc76892b674465716975b73126
oai_identifier_str oai:https://deposita.ibict.br:deposita/17
network_acronym_str IBICT-1
network_name_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository_id_str 4658
spelling Meninos não dançam: uma questão de gênero?DançaEducaçãoGêneroCulturaDanceEducationGenderCultureArtesA dança é uma arte e uma linguagem produtora de conhecimento, é um espaço propício para a elaboração de significados e discursos por meio da corporeidade dos indivíduos que dela fazem parte. No âmbito da educação, a dança desempenha uma importância fundamental no desenvolvimento integral do ser humano. Como arte, ela apresenta no seu processo de vivência e criação questionamentos, não raramente polêmicos, como a estética física, o gênero, a sexualidade, o posicionamento político. A linguagem da dança por muito tempo ficou atrelada à educação física e foi utilizada como meio de promover à saúde, a higiene pessoal, a disciplina educativa, além de ser um instrumento de avalição física, relegando a dança a um papel secundário ignorando os aspectos de fruição, contextualização histórica e do fazer estéticos. Esse artigo pretende observar a presença do homem na dança e especificamente refletir sobre possíveis motivos pelos quais os meninos comumente evitam participar de atividades propostas pelas oficinas de dança na Escola Parque 210/211norte. Percebe-se no grupo focal realizado na Escola Parque 210/211 norte e posteriormente nas atividades de dança desenvolvidas, que um dos principais problemas está nas questões relacionadas á Cultura , aos papéis sexuais e de gênero, e ás expectativas sociais advindas do grupo social do qual fazem parte , e por fim, a ausência de formação específica dos professores que oferecem o as atividades pedagógicas de dançaDance is an art and a producer of knowledge language, is a space conducive to the development of meaning and discourse through the corporeality of individuals who are part of it. Within education, the dance plays a fundamental importance in the integral development of the human being. As art, it presents in the process of living and creating questions, not rarely controversial, such as physical aesthetics, gender, sexuality, political positioning. The language of dance long been linked to physical education and was used as a means of promoting health, personal hygiene, educational discipline, besides being an instrument of physical APPRAISAL, relegating the dance to a secondary role ignoring aspects of enjoyment, historical context and make aesthetic. This article aims to observe the presence of man in dance and specifically reflect on possible reasons why children often avoid participating in activities offered by dance workshops at the School Park 210 / 211norte. It can be seen in the focus group held at the School Park north 210/211 and later developed in dance activities, one of the main problems is the issues related to culture, gender roles and gender, and social expectations arising from the social group which are part and finally, the lack of specific training of teachers that offer the educational dance activitiesInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)Brasil52425150153Carvalho, GlauciaMartinelli, SuselaineRosa, EloísaSouza, Paulo Henrique Pinheiro2016-04-06T14:18:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://deposita.ibict.br/handle/deposita/17porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Comum do Brasil - Depositainstname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)instacron:IBICT2019-06-18T11:23:55Zoai:https://deposita.ibict.br:deposita/17Repositório ComumPUBhttp://deposita.ibict.br/oai/requestdeposita@ibict.bropendoar:46582019-06-18T11:23:55Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)false
dc.title.none.fl_str_mv Meninos não dançam: uma questão de gênero?
title Meninos não dançam: uma questão de gênero?
spellingShingle Meninos não dançam: uma questão de gênero?
Souza, Paulo Henrique Pinheiro
Dança
Educação
Gênero
Cultura
Dance
Education
Gender
Culture
Artes
title_short Meninos não dançam: uma questão de gênero?
title_full Meninos não dançam: uma questão de gênero?
title_fullStr Meninos não dançam: uma questão de gênero?
title_full_unstemmed Meninos não dançam: uma questão de gênero?
title_sort Meninos não dançam: uma questão de gênero?
author Souza, Paulo Henrique Pinheiro
author_facet Souza, Paulo Henrique Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv 52425150153
Carvalho, Glaucia
Martinelli, Suselaine
Rosa, Eloísa
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Paulo Henrique Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação
Gênero
Cultura
Dance
Education
Gender
Culture
Artes
topic Dança
Educação
Gênero
Cultura
Dance
Education
Gender
Culture
Artes
description A dança é uma arte e uma linguagem produtora de conhecimento, é um espaço propício para a elaboração de significados e discursos por meio da corporeidade dos indivíduos que dela fazem parte. No âmbito da educação, a dança desempenha uma importância fundamental no desenvolvimento integral do ser humano. Como arte, ela apresenta no seu processo de vivência e criação questionamentos, não raramente polêmicos, como a estética física, o gênero, a sexualidade, o posicionamento político. A linguagem da dança por muito tempo ficou atrelada à educação física e foi utilizada como meio de promover à saúde, a higiene pessoal, a disciplina educativa, além de ser um instrumento de avalição física, relegando a dança a um papel secundário ignorando os aspectos de fruição, contextualização histórica e do fazer estéticos. Esse artigo pretende observar a presença do homem na dança e especificamente refletir sobre possíveis motivos pelos quais os meninos comumente evitam participar de atividades propostas pelas oficinas de dança na Escola Parque 210/211norte. Percebe-se no grupo focal realizado na Escola Parque 210/211 norte e posteriormente nas atividades de dança desenvolvidas, que um dos principais problemas está nas questões relacionadas á Cultura , aos papéis sexuais e de gênero, e ás expectativas sociais advindas do grupo social do qual fazem parte , e por fim, a ausência de formação específica dos professores que oferecem o as atividades pedagógicas de dança
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-06T14:18:31Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://deposita.ibict.br/handle/deposita/17
url https://deposita.ibict.br/handle/deposita/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB)
Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Comum do Brasil - Deposita
instname:Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron:IBICT
instname_str Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
instacron_str IBICT
institution IBICT
reponame_str Repositório Comum do Brasil - Deposita
collection Repositório Comum do Brasil - Deposita
repository.name.fl_str_mv Repositório Comum do Brasil - Deposita - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)
repository.mail.fl_str_mv deposita@ibict.br
_version_ 1801753545615081472