O Candombe do Açude Cipó e a resistência cultural quilombola: lutas contra-hegemônicas de um Sul multifacetado
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/580 |
Resumo: | Este trabalho parte da perspectiva descolonial para refletir sobre o festejo do Candombe celebrado na comunidade afrodescendente Açude Cipó, localizada no Parque Estadual Serra do Cipó, em Minas Gerais. Esta manifestação cultural será abordada a partir de pesquisa qualitativa baseada em observação direta e entrevistas semiestruturadas, tendo como principais referenciais teóricos os conceitos de racionalidade estético-expressiva e resistência contra-hegemônica. Enquanto a noção de racionalidade estético-expressiva nos possibilita reconhecer o potencial emancipatório dos elementos efusivos, lúdicos e dilemáticos presentes na cultura da festa, a ideia de contra-hegemonia nos permite compreender as formas de luta que atuam no âmbito das disputas pelas reconfigurações simbólicas que buscam dar visibilidade aos modos de vida, identidades e crenças que habitam um Sul invisibilizado pelos padrões de um projeto moderno binarista e eurocêntrico. A partir de tal aporte teórico, pretende-se refletir sobre as formas de resistência que emergem das subjetividades multifacetadas do Candombe quilombola que, ao abrirem novos horizontes epistemológicos, também apontam para outras possibilidades de luta social. |
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O Candombe do Açude Cipó e a resistência cultural quilombola: lutas contra-hegemônicas de um Sul multifacetadoInterdisciplinar; Cultura; Ciência Política; Ciências SociaisCandombe; resistência quilombola; cultura festiva; perspectiva descolonialEste trabalho parte da perspectiva descolonial para refletir sobre o festejo do Candombe celebrado na comunidade afrodescendente Açude Cipó, localizada no Parque Estadual Serra do Cipó, em Minas Gerais. Esta manifestação cultural será abordada a partir de pesquisa qualitativa baseada em observação direta e entrevistas semiestruturadas, tendo como principais referenciais teóricos os conceitos de racionalidade estético-expressiva e resistência contra-hegemônica. Enquanto a noção de racionalidade estético-expressiva nos possibilita reconhecer o potencial emancipatório dos elementos efusivos, lúdicos e dilemáticos presentes na cultura da festa, a ideia de contra-hegemonia nos permite compreender as formas de luta que atuam no âmbito das disputas pelas reconfigurações simbólicas que buscam dar visibilidade aos modos de vida, identidades e crenças que habitam um Sul invisibilizado pelos padrões de um projeto moderno binarista e eurocêntrico. A partir de tal aporte teórico, pretende-se refletir sobre as formas de resistência que emergem das subjetividades multifacetadas do Candombe quilombola que, ao abrirem novos horizontes epistemológicos, também apontam para outras possibilidades de luta social.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em CulturaGomes da Silva, Maria do Rosário2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/58010.23899/relacult.v3i3.580RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/580/315Direitos autorais 2017 Maria do Rosário Gomes da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-05T23:04:52Zoai:ojs.periodicos.claec.org:article/580Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oai2525-78702525-7870opendoar:null2020-06-25 22:15:35.676RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)true |
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Este trabalho parte da perspectiva descolonial para refletir sobre o festejo do Candombe celebrado na comunidade afrodescendente Açude Cipó, localizada no Parque Estadual Serra do Cipó, em Minas Gerais. Esta manifestação cultural será abordada a partir de pesquisa qualitativa baseada em observação direta e entrevistas semiestruturadas, tendo como principais referenciais teóricos os conceitos de racionalidade estético-expressiva e resistência contra-hegemônica. Enquanto a noção de racionalidade estético-expressiva nos possibilita reconhecer o potencial emancipatório dos elementos efusivos, lúdicos e dilemáticos presentes na cultura da festa, a ideia de contra-hegemonia nos permite compreender as formas de luta que atuam no âmbito das disputas pelas reconfigurações simbólicas que buscam dar visibilidade aos modos de vida, identidades e crenças que habitam um Sul invisibilizado pelos padrões de um projeto moderno binarista e eurocêntrico. A partir de tal aporte teórico, pretende-se refletir sobre as formas de resistência que emergem das subjetividades multifacetadas do Candombe quilombola que, ao abrirem novos horizontes epistemológicos, também apontam para outras possibilidades de luta social. |
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