Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022 |
Resumo: | Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes. |
id |
CLAEC-1_c0fd4164da0fb7839e06ee9bfdedc928 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022 |
network_acronym_str |
CLAEC-1 |
network_name_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação BásicaConsciência históricaHistória localJaguarãoMemóriaPatrimônio cultural.Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/202210.23899/relacult.v6i3.2022RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 3 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022/1380Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Paiva, Kênya Jessyca2021-09-20T21:35:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-09-20T21:35:55RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
title |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
spellingShingle |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica Martins de Paiva, Kênya Jessyca Consciência histórica História local Jaguarão Memória Patrimônio cultural. |
title_short |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
title_full |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
title_fullStr |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
title_sort |
Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica |
author |
Martins de Paiva, Kênya Jessyca |
author_facet |
Martins de Paiva, Kênya Jessyca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins de Paiva, Kênya Jessyca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consciência histórica História local Jaguarão Memória Patrimônio cultural. |
topic |
Consciência histórica História local Jaguarão Memória Patrimônio cultural. |
description |
Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022 10.23899/relacult.v6i3.2022 |
url |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022 |
identifier_str_mv |
10.23899/relacult.v6i3.2022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022/1380 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedo https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura |
dc.source.none.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 3 (2020) 2525-7870 10.23899/relacult.v6i3 reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) instacron:CLAEC |
instname_str |
Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
instacron_str |
CLAEC |
institution |
CLAEC |
reponame_str |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
collection |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
repository.name.fl_str_mv |
RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC) |
repository.mail.fl_str_mv |
relacult@claec.org || periodicos@claec.org |
_version_ |
1808042493055336448 |