Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins de Paiva, Kênya Jessyca
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022
Resumo: Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes.
id CLAEC-1_c0fd4164da0fb7839e06ee9bfdedc928
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação BásicaConsciência históricaHistória localJaguarãoMemóriaPatrimônio cultural.Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2021-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/202210.23899/relacult.v6i3.2022RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 3 (2020)2525-787010.23899/relacult.v6i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022/1380Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins de Paiva, Kênya Jessyca2021-09-20T21:35:55Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2022Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2021-09-20T21:35:55RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
title Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
spellingShingle Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
Martins de Paiva, Kênya Jessyca
Consciência histórica
História local
Jaguarão
Memória
Patrimônio cultural.
title_short Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
title_full Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
title_fullStr Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
title_full_unstemmed Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
title_sort Ensino de História e as Memórias da/ na Cidade: Memória e Patrimônio na Educação Básica
author Martins de Paiva, Kênya Jessyca
author_facet Martins de Paiva, Kênya Jessyca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins de Paiva, Kênya Jessyca
dc.subject.por.fl_str_mv Consciência histórica
História local
Jaguarão
Memória
Patrimônio cultural.
topic Consciência histórica
História local
Jaguarão
Memória
Patrimônio cultural.
description Já é sabido que a Consciência Histórica das pessoas não é baseada apenas nos aprendizados do conteúdo do componente de História na escola. Mas, então, como a cidade pode nos educar? Como definir o que é ou não patrimônio? Quais são os sentidos, para além da importância material, que as pessoas dão para os espaços de memória de um local? Essas são algumas das perguntas que serão discutidas neste texto. Como proposta pedagógica para ensinar a História de Jaguarão, há a organização de uma exposição “Memórias em Jaguarão: O passado no presente”, na qual a população participou enviando fotografias e relatos através das redes sociais. A sugestão é uma, dentre várias, possibilidade de recurso didático a partir dessa exposição, que pode ser trabalhada junto a turmas de 5º anos e serve como instrumento para construção de uma prática pedagógica para aproximar a experiência das pessoas e da cultural local com a vida das e dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022
10.23899/relacult.v6i3.2022
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v6i3.2022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/2022/1380
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Kênya Jessyca Martins de Paiva, Cássia Daiane Silveira de Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 6 n. 3 (2020)
2525-7870
10.23899/relacult.v6i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042493055336448