Avaliação Institucional como Mecanismo de Participação na Escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1218 |
Resumo: | O presente trabalho é parte de minha pesquisa de mestrado que traz como tema a participação na escola, delimitando aqui a proposta em torno da avaliação institucional como mecanismo de participação na escola. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar e compreender de que forma os instrumentos e mecanismos utilizados na avaliação institucional refletem a participação dos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral na escola. Para tanto, nos utilizamos da metodologia da pesquisa-ação por entender que tal abordagem requer um compromisso com os sujeitos envolvidos. Dessa forma pressupomos que, para que haja a participação e que se materialize a gestão democrática, considerando uma educação de qualidade e o atendimento as necessidades das questões educacionais mostra-se imprescindível o envolvimento de cada sujeito. Ao sentir-se responsável ou parte integrante do processo de participação, os sujeitos registram sua identidade quanto membro de um grupo e buscam o envolvimento nas tarefas e trabalhos propostos para o projeto de escola que se vislumbra. Porém mobilizar a comunidade escolar nem sempre se mostra uma tarefa fácil, precisa estar bem delineada, e desenvolver mecanismos que objetivam buscar a participação como forma de transformar o meio em que se está inserido. Como forma de diagnosticar e apontar como está o processo de funcionamento da escola têm-se na avaliação institucional o caminho para oportunizar a reflexão das questões educacionais. |
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Avaliação Institucional como Mecanismo de Participação na EscolaAvaliação Institucional. Gestão Democrática. Participação.O presente trabalho é parte de minha pesquisa de mestrado que traz como tema a participação na escola, delimitando aqui a proposta em torno da avaliação institucional como mecanismo de participação na escola. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar e compreender de que forma os instrumentos e mecanismos utilizados na avaliação institucional refletem a participação dos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral na escola. Para tanto, nos utilizamos da metodologia da pesquisa-ação por entender que tal abordagem requer um compromisso com os sujeitos envolvidos. Dessa forma pressupomos que, para que haja a participação e que se materialize a gestão democrática, considerando uma educação de qualidade e o atendimento as necessidades das questões educacionais mostra-se imprescindível o envolvimento de cada sujeito. Ao sentir-se responsável ou parte integrante do processo de participação, os sujeitos registram sua identidade quanto membro de um grupo e buscam o envolvimento nas tarefas e trabalhos propostos para o projeto de escola que se vislumbra. Porém mobilizar a comunidade escolar nem sempre se mostra uma tarefa fácil, precisa estar bem delineada, e desenvolver mecanismos que objetivam buscar a participação como forma de transformar o meio em que se está inserido. Como forma de diagnosticar e apontar como está o processo de funcionamento da escola têm-se na avaliação institucional o caminho para oportunizar a reflexão das questões educacionais. Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/121810.23899/relacult.v5i4.1218RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1218/904Copyright (c) 2019 Ana Luísa Antunes Rezende Tolfo, Silvana Maria Grittiinfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes Rezende Tolfo, Ana LuísaGritti, Silvana Maria2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1218Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false |
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