Avaliação Institucional como Mecanismo de Participação na Escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes Rezende Tolfo, Ana Luísa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gritti, Silvana Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1218
Resumo: O presente trabalho é parte de minha pesquisa de mestrado que traz como tema a participação na escola, delimitando aqui a proposta em torno da avaliação institucional como mecanismo de participação na escola. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo identificar e compreender de que forma os instrumentos e mecanismos utilizados na avaliação institucional refletem a participação dos pais, alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral na escola. Para tanto, nos utilizamos da metodologia da pesquisa-ação por entender que tal abordagem requer um compromisso com os sujeitos envolvidos. Dessa forma pressupomos que, para que haja a participação e que se materialize a gestão democrática, considerando uma educação de qualidade e o atendimento as necessidades das questões educacionais mostra-se imprescindível o envolvimento de cada sujeito. Ao sentir-se responsável ou parte integrante do processo de participação, os sujeitos registram sua identidade quanto membro de um grupo e buscam o envolvimento nas tarefas e trabalhos propostos para o projeto de escola que se vislumbra. Porém mobilizar a comunidade escolar nem sempre se mostra uma tarefa fácil, precisa estar bem delineada, e desenvolver mecanismos que objetivam buscar a participação como forma de transformar o meio em que se está inserido. Como forma de diagnosticar e apontar como está o processo de funcionamento da escola têm-se na avaliação institucional o caminho para oportunizar a reflexão das questões educacionais.  
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