Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DALCIN, CAMILA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176
Resumo: Através  deste trabalho pretendo compartilhar vivências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Apostando no potencial transformador da ficção, escolhi o conto Os anões, do livro homônimo de Veronica Stigger, para despertar experiências sensíveis através das multilinguagens, como a produção de vídeo estudantil. A dinâmica se dá a partir da leitura do conto que funciona como gatilho questionador de valores normatizados socialmente e, por conseguinte, refletir sobre um conceito tão caro à contemporaneidade: empatia. Dada essa reflexão de sentidos os educandos criaram expressões textuais que exploram criticamente, a partir da linguagem audiovisual, conceitos como liberdade, preconceito, medo, resistência, entre tantos possíveis. Nesta prática buscamos o protagonismo do educando, que ocupa uma posição autônoma no processo, sendo o ator principal no planejamento, na ação, na avaliação e na apropriação dos resultados do trabalho que realiza. A prática tem como propósito explorar diferentes narratividades do cotidiano, despertando olhares sensíveis sobre o outro, sobre o mundo que nos cerca.
id CLAEC-1_ca00da2b1e924273a1c449c69e5ddb9c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1176
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo EstudantilnarratividadesaudiovisualeducaçãoautonomiaAtravés  deste trabalho pretendo compartilhar vivências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Apostando no potencial transformador da ficção, escolhi o conto Os anões, do livro homônimo de Veronica Stigger, para despertar experiências sensíveis através das multilinguagens, como a produção de vídeo estudantil. A dinâmica se dá a partir da leitura do conto que funciona como gatilho questionador de valores normatizados socialmente e, por conseguinte, refletir sobre um conceito tão caro à contemporaneidade: empatia. Dada essa reflexão de sentidos os educandos criaram expressões textuais que exploram criticamente, a partir da linguagem audiovisual, conceitos como liberdade, preconceito, medo, resistência, entre tantos possíveis. Nesta prática buscamos o protagonismo do educando, que ocupa uma posição autônoma no processo, sendo o ator principal no planejamento, na ação, na avaliação e na apropriação dos resultados do trabalho que realiza. A prática tem como propósito explorar diferentes narratividades do cotidiano, despertando olhares sensíveis sobre o outro, sobre o mundo que nos cerca.Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2019-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/117610.23899/relacult.v5i4.1176RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM2525-787010.23899/relacult.v5i4reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176/914Copyright (c) 2019 CAMILA DALCINinfo:eu-repo/semantics/openAccessDALCIN, CAMILA2019-05-06T01:38:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1176Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:44RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
title Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
spellingShingle Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
DALCIN, CAMILA
narratividades
audiovisual
educação
autonomia
title_short Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
title_full Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
title_fullStr Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
title_full_unstemmed Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
title_sort Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
author DALCIN, CAMILA
author_facet DALCIN, CAMILA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DALCIN, CAMILA
dc.subject.por.fl_str_mv narratividades
audiovisual
educação
autonomia
topic narratividades
audiovisual
educação
autonomia
description Através  deste trabalho pretendo compartilhar vivências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Apostando no potencial transformador da ficção, escolhi o conto Os anões, do livro homônimo de Veronica Stigger, para despertar experiências sensíveis através das multilinguagens, como a produção de vídeo estudantil. A dinâmica se dá a partir da leitura do conto que funciona como gatilho questionador de valores normatizados socialmente e, por conseguinte, refletir sobre um conceito tão caro à contemporaneidade: empatia. Dada essa reflexão de sentidos os educandos criaram expressões textuais que exploram criticamente, a partir da linguagem audiovisual, conceitos como liberdade, preconceito, medo, resistência, entre tantos possíveis. Nesta prática buscamos o protagonismo do educando, que ocupa uma posição autônoma no processo, sendo o ator principal no planejamento, na ação, na avaliação e na apropriação dos resultados do trabalho que realiza. A prática tem como propósito explorar diferentes narratividades do cotidiano, despertando olhares sensíveis sobre o outro, sobre o mundo que nos cerca.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176
10.23899/relacult.v5i4.1176
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v5i4.1176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176/914
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 CAMILA DALCIN
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 CAMILA DALCIN
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 5 (2019): Edição Especial - IV EHM
2525-7870
10.23899/relacult.v5i4
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042490535608320