Experiências Sensíveis entre Literatura e Produção de Vídeo Estudantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade |
Texto Completo: | http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1176 |
Resumo: | Através deste trabalho pretendo compartilhar vivências pedagógicas vivenciadas nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Apostando no potencial transformador da ficção, escolhi o conto Os anões, do livro homônimo de Veronica Stigger, para despertar experiências sensíveis através das multilinguagens, como a produção de vídeo estudantil. A dinâmica se dá a partir da leitura do conto que funciona como gatilho questionador de valores normatizados socialmente e, por conseguinte, refletir sobre um conceito tão caro à contemporaneidade: empatia. Dada essa reflexão de sentidos os educandos criaram expressões textuais que exploram criticamente, a partir da linguagem audiovisual, conceitos como liberdade, preconceito, medo, resistência, entre tantos possíveis. Nesta prática buscamos o protagonismo do educando, que ocupa uma posição autônoma no processo, sendo o ator principal no planejamento, na ação, na avaliação e na apropriação dos resultados do trabalho que realiza. A prática tem como propósito explorar diferentes narratividades do cotidiano, despertando olhares sensíveis sobre o outro, sobre o mundo que nos cerca. |
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